Pedalando pelo GR28

A serra a arder perto do Merujal, 07 de Agosto de 2010.

Serra do Gerês

Caminhando entre Garranos, de 07 a 08 de Maio de 2005.

Serra de São Macário

Escalada na Pena, 15 de Setembro de 2013.

Serra da Estrela

I Travessia em autonomia total - Guarda - Loriga, de 12 a 16 de Abril de 2004.

Linha do Dão - Ponte de Nagoselas

Travessia BTT pelas Linhas do Dão e Vouga, de 09 a 11 de Abril de 2009.

Caminhos de Santiago

Travessia do Rio Lires no Caminho de Finisterra, de 29 a 31 de Julho de 2010.

Serra de Montemuro

Nas Minas de Moimenta, 29 de Janeiro de 2011.

Linha do Corgo - Ponte do Tanha

Travessia da Linha do Corgo, de 06 a 10 de Outubro de 2013.

Serra do Caramulo

Nas neves do Caramulo com vista para a Serra da Estrela, 04 de Dezembro de 2010.

Aldeias Históricas

De BTT em autonomia total pelo GR22, de 28 de Abril a 01 de Maio de 2006.

Serra da Arada - De Regoufe a Drave

28/11/2010

Rota do Ouro Negro


Depois de uns longos tempos sem caminhar por montes e vales eu e o meu amigo Vicente lá fomos até à Serra da Freita para percorrer a Rota do Ouro Negro. O dia esteve frio mas muito bom para estas aventuras.
Calmamente fomos de Fuste até Rio de Frades, passando pelas minas da Pena Amarela, e nessa povoação conhecemos e conversámos com a Dª Isaura, dona da mercearia/café local, em mais um daqueles belos momentos que estes passeios têm.
Depois de tomarmos uma cervejita para dar ânimo regressámos às minas e depois a Fuste.
Já conhecia este trilho dado que já o realizei duas vezes mas, após tanto tempo sem caminhar, as subidas pareceram-me mais íngremes. Deve ser a PDI...


Rota do Ouro Negro (em directo)


Caminhando sobre as nuvens


As Minas da Pena Amarela ao fundo


Nas minas da Pena Amarela


Uma cervejinha em Rio de Frades


Final do percurso junto à capela de Fuste

05/10/2010

Fotografando o património da Linha do Vouga

















Este fim-de-semana aproveitei, na companhia do Vicente e do Cardoso, para treinar ao longo da Linha do Vouga e fotografar todo o património que por lá ainda existe. Algum está recuperado, outro em vias de ser recuperado, algum continua em decadência e muito está perdido para sempre. Detectei que algum fotografado, aquando da nossa "exploração" da linha em 2007, entretanto também já desapareceu.
Espero ficar com muito e bom material para documentar as páginas para a parte da Aventura nas Linhas Férreas Extintas.

18/09/2010

Mais uma escalada na Freita...

E lá fomos mais uma vez até à Serra da Freita para tentar recuperar alguma forma e técnica na escalada.
Tirando o Pina Jorge, que continua a dar cartas, o resto dos "escaladores" continuam muito em baixo de forma.
Pessoalmente, para além de vir um bocado dorido e cansado, não vim satisfeito. Nem com a performance miserável nem com a quantidade de vias efectuadas. Apetecia-me mais.

11/09/2010

De volta à Escalada...



A oportunidade finalmente surgiu e num par de horas decidimos ir até à Freita para escalar umas vias.
Depois de fazermos duas vias das mais fáceis confirmámos o que já suspeitávamos. Um ano sem escalar e a forma, que já não era muita, foi-se.
Nem os muitos quilómetros de BTT me valeram.
No final estávamos de rastos.
Só há uma solução, que é voltar lá mais vezes.
De positivo, para além de voltarmos à rocha, o facto do Bruno ter sido iniciado nestas andanças e, ter feito já algumas vias.
Penso que ganhámos mais um adepto para esta modalidade.
Quanto a nós, temos mesmo que fazer muitas vias e, fica já o aviso que 2011 está já designado como o "Ano da Rocha".

06/09/2010

Fotos da aventura nos Caminhos de Santiago


As fotos desta Aventura nos Caminhos de Santiago estão disponíveis nos links abaixo e os relatos das jornadas serão apresentadas em breve nas páginas dedicadas ao caminho Inglês e Fisterra.




04/09/2010

Caminhos de Santiago em BTT (em directo)

4 de Setembro

Regresso a Portugal

Ontem depois de 3 horas de autocarro e 2 de comboio já não foi possível apanhar o comboio para Portugal. Finalmente regressamos hoje.
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3 de Setembro 11:45

Fim da peregrinação

Chegámos ao cabo Fisterra. Agora enquanto aguardamos pelas fisterranas comemos uma sopa de marisco e não só. Isto de ser peregrino não é fácil.
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3 de Setembro 7:45

Ultima etapa

Preparativos para a última etapa. Muxia a Fisterra.
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2 de Setembro 16:34

Chegada a Muxia

Concluimos esta etapa com as pernas a acusar o esforço. Agora só a sidra, a cerveja e uns petiscos é que nos "calientam" a alma.
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2 de Setembro 10:33

Chegámos a Oliveiroa

Estamos a meio da etapa com 33km feitos.
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2 de Setembro 8:58

A caminho de Muxia

15km já estão feitos.
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1 de Setembro 20:43

Final de mais uma etapa

Demos por terminada mais uma etapa que combina o final do caminho inglês com o início do caminho de Fisterra via Muxia. Foram 60 km com alguma dificuldade. Amanhã queremos chegar a Muxia a mais de 60km daqui.
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1 de Setembro 14:54

A caminho de Muxia e Fisterra

Já passámos Santiago e estamos a meio duma subida dura.
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1 de Setembro

Mais uma etapa

Chove e troveja e já fomos abençoados com a chuva de Santiago.
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31 de Agosto
Etapa Cumprida

Etapa dura com quase 40km maioritariamente ascendente. A 10km do final esperávam-nos 2km intensos, metade deles a empurrar a bicicleta. Agora vamos à rotina diária. Amanhã há mais.

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31 de Agosto
A meio da etapa
Chegámos a Cos. Quase 20 km com muitas e boas subidas.




















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31 de Agosto
2ª Etapa

Início da etapa Miño-Bruma
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30 de Agosto 16:02

Conclusão da 1ª etapa

Concluimos a ligação entre o albergue de Covas e o albergue de Miño num total de 52km. Bons trilhos e bonitas paisagens, quase sempre com a ria por perto. Algumas subidas longas e íngremes para recordar. Agora banho, lavar a roupa, comer e descansar.
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30 de Agosto 9:46


Caminho inglês












Iniciámos o caminho. Que Santiago esteja connosco!


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29 de Agosto 17:07

Camiño do Teixido

Acabamos de fazer o chamado caminho do Teixido e a visita à cidade do Ferrol. Regressamos depois ao albergue para o banho e para almocar. Nesta volta fizémos mais de 42 km com umas belas subidas, contudo as paisagens e o património valem o esforço. Agora vamos descansar.

Nota do editor(Vicente): Não se sintam ofendidos com o gesto do amigo Amaral. Muitos de voces já sabem como ele é. :)
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29 de Agosto 11:16

Pelos arredores de Ferrol

Volta ao Ferrol e às suas belezas naturais. Aproveitamos para treinar e aquecer as pernas.
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28 de Agosto 20:52
Finalmente no Caminho

Depois de chegar ao Ferrol viemos até ao albergue de Cobas. Para cá chegar pedalámos uns 12km quase sempre a subir. O Amaral lembrou-se que em vez das tainadas devia ter treinado. No albergue fomos muito bem recebidos. Amanhã por sugestão do pessoal do albergue vamos fazer um percurso na zona e regressamos ao albergue.
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28 de Agosto 14:44
Ultimas Noticias

Graças a gente boa já estamos a caminho do Ferrol. Vamos fazer o caminho inglês e depois vamos à Finisterra.
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28 de Agosto 11:48
Ultima frustração
Para não regressarmos já a portugal decidi seguir para o Ferrol e fazer o caminho ingles e depois ligar ao cabo Finisterra. A custo convenci o Amaral a acompanhar-me. Depois de decidirmos avançar para esta alternativa fomos comprar o bilhete. Para variar o comboio que faz a ligação da Coruña ao Ferrol não transporta bicicletas.
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28 de Agosto 9:28
Uma luz ao fundo do túnel

Esperámos que o comboio chegasse e falo com o maquinista. O homem fala com a responsável e esta acede a que levemos as bicicletas. Vamos à bilheteira e já não há bilhetes. Santiago decididamente não está connosco.
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28 de Agosto 9:17
Nada corre bem
Depois de não arranjarmos lugar no autocarro regressámos à estação de comboios. Há um comboio para San Sebastian às 9h25. O comboio não transporta bikes é a notícia que deita tudo por terra.
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27 de Agosto
A matar as mágoas

Não temos a certeza se conseguimos seguir viagem. Amanhã vamos às 7 horas tentar um autocarro para San Sebastian e se tal não for possivel vamos tentar o comboio às 9h35 para Hendaya.
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27 de Agosto
Nova tentativa para chegar a Irun

No comboio a caminho de Vigo.
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26 de Agosto 16:30
A Aventura começou!

Em Aveiro junto ao comboio (ainda tudo corria bem).

E a aventura acabou mais rápido do que começou!

A besta que nos vendeu os bilhetes vendeu o bilhete para a Pampilhosa com data correcta (a de hoje) e o bilhete para Handaye com a data de hoje a um mês (26/09), ou seja, fomos postos fora do comboio porque o bilhete não era para este comboio e o mesmo estava esgotado.
Soubémos que mais 4 pessoas tiveram igual sorte em Coimbra (desconhecemos se o problema é o mesmo).
Regressámos desolados a Aveiro e amanhã vamos junto da CP tentar vingar os nossos direitos. Vamos ver os episódios seguintes...




21/08/2010

BTT no Caramulo

Teste de envio de fotos e legendas (ou relatos) directamente do telemóvel para o blog a fim de podermos ir dando notícias durante O Caminho de Santiago.


Algures na Serra do Caramulo.


A subir a serra.

O envio de fotografias e pequenos relatos durante as nossas actividade serão, sempre que possível, enviadas directamente para este blog. Pelo facto damos por encerrado o Blog "Aventura-em-Directo".

14/08/2010

Aldeias de Xisto - Serra da Lousã


Fomos até aos arredores da Serra da Lousã para testar os percursos de BTT das "Aldeias de Xisto".
Eu e o Vicente dirigimo-nos até ao "Centro BTT" (local de apoio a betetistas, com lavagem de bikes, oficina, WC's com duche, etc...) localizado em Ferraria de São João e daí partimos por um dos trilhos lá existentes na tentativa de apurar o tipo de trilhos, a sua dificuldade, a marcação dos mesmos, etc.
Após os primeiros metros, onde começámos logo à deriva, percebemos que só pelas marcações que deveriam existir no terreno iriamos ter problemas.
Na fase inicial do percurso ainda contámos com o apoio de dois betetistas de Coimbra que navegavam com GPS, o track está disponível no site das Aldeias de Xisto, mas após uns Km's eles seguiram o passeio deles e nós continuámos a solo até acabarmos por chegar a mais um cruzamento sem marcação.
Sem cartas militares da zona e apenas com o croqui dos percursos, pouco se poderia fazer sem uma sinalização correctamente colocada.
Regressámos umas dezenas de metros atrás e seguimos a sinalética de outro dos trilhos, começando agora a subir a serra. Este trilho sempre tinha umas vistas melhores embora um bocado mais duro.
A sinalização neste trilho existia em todos os cruzamentos e também estava melhor colocada. Ainda voltámos a mudar de percurso, agora para regressar à aldeia e dar por terminada esta nossa primeira incursão pelos trilhos das Aldeias de Xisto.
Para lá voltarmos vamos ter que fazer um melhor trabalho de casa, pelo menos enquanto não tivermos um GPS.

07/08/2010

Aventura pelo GR28 - Maciço da Gralheira

Que grande aventura esta em que eu e o meu amigo Vicente nos metemos.
A ideia era fazer o Gr28 "Por Montes e Vales" que circunda o Maciço da Gralheira.
Sabemos que o percurso foi idealizado para ser efectuado a pé mas à nossa maneira decidimos percorrê-lo de bicicleta. E como se não bastasse empurrar a bike resolvemos também fazê-lo em autonomia levando as bicicletas carregadas com alforges contendo tudo o que nos era necessário durante a travessia.
Atendendo à distância que o Gr28 tem, mais de 80 Km, e à dificuldade que o mesmo oferece, achámos que apenas o fim-de-semana não seria suficiente para o realizar na íntegra pelo que optámos por o dividir em três etapas fazendo a primeira na sexta-feira à noite.
A divisão do percurso não era rígida excepto nesta parte nocturna em que pretendíamos chegar de Arouca ao parque de campismo do Merujal. No Sábado faríamos o maior número de Km's possível em direcção a Alvarenga, passando esta localidade, se possível, ficando o restante caminho até Arouca para o Domingo.
Na primeira noite iríamos aproveitar o "conforto" do parque de campismo e na segunda o "desconforto" da tenda no meio da serra.
E embora com um planeamento em cima da hora do qual resulta sempre em algumas falhas, lá iniciámos a travessia pelas 20 horas de sexta-feira, saindo da Câmara Municipal de Arouca em direcção ao Merujal.
Após encontrarmos as primeiras indicações do percurso, o que só conseguimos através da leitura da carta militar onde tínhamos traçado o percurso, percebemos que a tarefa que nos esperava ia ser mais difícil do que nos parecia inicialmente.
As subidas não tardaram e a falta de sinais em cruzamentos e entroncamentos também. A carga elevada nas bicicletas também dificultava, e de que maneira, nas subidas!
Fomos habituando o corpo ao esforço e em breve a maior preocupação, principalmente após escurecer, era a orientação.
A entrada por trilhos em zona de mata, com vegetação abundante e a escuridão que se verificava

em todos eles, aliada a uma deficiente marcação de algumas zonas do caminho foram-nos complicando a vida.
No entanto a determinação manteve-se forte funcionando muito bem o espírito de corpo nos momentos de maior dificuldade.
Em cada cruzamento duvidoso toda a zona era batida calmamente até encontrarmos o caminho certo e pouco a pouco os Km's iam sendo percorridos.
A passagem em Santa Maria do Monte marca o início das dificuldades quando após um cruzamento, por inexistência ou confusão devido à escuridão, perdemos as marcas do GR28 e passámos a seguir as marcas de um qualquer PR. Algum tempo depois desconfiámos que algo devia estar errado devido à diferença de cor nas marcações mas por motivos de segurança decidimos seguir as mesmas.
Passámos então por um lugar onde as ruas tinham uma inclinação elevada o que nos fez empurrar, com dificuldade, as bicicletas até

voltarmos a ficar num beco sem saída.
Nova batida à zona e lá descobrimos as marcações numa pequena ruela que nem tínhamos visto à passagem. Suponho agora que a povoação era Adafães dado que na aldeia seguinte verificamos que nos encontrávamos no PR4 e depois confirmámos, junto a umas pessoas que por lá estavam e com quem falámos em francês, que a aldeia se chamava Ameixieira.
Consultado o mapa verificámos que estávamos desviados da rota cerca de 3 Km's. Fizémos a ligação a Souto Redondo por estrada a fim de voltar ao Gr28.
Nessa altura deu-se outro episódio que viria a marcar a aventura que foi ver no cimo de um monte, ainda algo afastado mas na direcção do nosso destino, as labaredas iniciais de um incêndio.
Antes de partirmos de Arouca e dada a quantidade de fumo que se via no ar falámos com os bombeiros para apurar qual a situação dos incêndios na região. Ficámos então a saber que em Alvarenga havia um foco de incêndio mas no resto não se verificava qualquer problema. Agora deparávamo-nos com a possibilidade de pedalar de encontro a um e ainda por cima teríamos que atravessar toda uma zona de mato que, segundo relatos, poderia mesmo estar intransponível em determinadas passagens. Esse pensamento de podermos ser cercados pelo fogo em plena floresta a arrastar bicicletas criou alguma tensão.
Apercebi-me então que a distância a que este se encontrava, a altitude, a ausência de vento e a quase certeza que a vegetação no local seria rasteira e pouca nos daria muito tempo de fuga se tal fosse necessário e numa leitura rápida à carta militar entendi que estávamos no caminho correcto se a evolução do fogo, que mantinhamos à vista, fosse mais rápida que o previsto. Estabeleci assim mentalmente a saída de emergência e convenci o meu companheiro de que era esta a solução.
Pedalávamos então a caminho de Souto Redondo para retomar o GR28 e logo que lá chegámos seguimos para o objectivo seguinte, o lugar da Póvoa.
Nesta fase do percurso nenhum trilho facilitava a vida, subiam, subiam, uns com mato outros com pedras pelo que a evolução era lenta, dolorosa e cansativa.
Não sei que horas seriam quando chegámos à Póvoa mas deveriam ser muito perto da 23h.
O fogo, tal como eu tinha previsto mantinha-se longe e lento na sua evolução o que nos tranquilizou e nos fez continuar pelo GR escolhido.
Acabámos então por entrar na parte crítica do percurso. O trilho já é mau mesmo para caminhar quanto mais para empurrar bicicletas carregadas como as nossas.
O primeiro problema deu-se num cruzamento de caminhos em plena mata. Nem indicações para a esquerda nem para a direita. Fizémos um reconhecimento para ambos os lados e em nenhum aparecia qualquer marca. Marquei mentalmente o ponto de chegada, caso fosse necessário regressar à aldeia e evoluímos por um dos caminhos. Passadas umas dezenas largas de metros nada de marcações e mato cerrado. Numa picada ascendente na qual ainda fiz uns metros a pé também nada, mato cerrado e nada de marcas.
O meu frontal, com pilhas chinesas compradas pelo Vicente já se tinha apagado e dependia das luzes do Vicente e da minha lanterna da bicicleta reduzindo um pouco o meu campo de visão. A noite estava escura e o facto de nos encontrarmos no meio das árvores ainda tornava tudo mais escuro. O mato por vezes elevado dificultava o resto escondendo as marcas.
Resolvemos então regressar ao cruzamento para bater o outro caminho ou regressar à aldeia. Por sorte e já quase a chegar à bifurcação apercebi-me que à minha direita existia uma picada e bingo, lá estava uma marca escondida pelo mato.
Continuámos então a pedalar calmamente. Nesta fase ainda se podia pedalar e assim o fizémos por mais umas dezenas de metros até que tal deixou de ser possível.
Ia começar a fase mais desgastante de toda a etapa e nem imaginávamos o que nos esperava a partir daí.
Empurrando as bikes trilho acima chegámos ao primeiro ponto em que o caminho pareceu desaparecer. Mais uma batida ao lugar e percebi que o hipotético caminho em frente não nos levaria a lugar nenhum. Regressado junto do meu companheiro de aventura resolvi seguir por outra hipótese que me pareceu estar batida pelo calcar de caminheiros e efectuei uma boa centena de metros na esperança de finalmente chegar à estrada que leva à Mizarela.
Compreendi que a partir dali só com trabalho de equipa conseguiríamos subir as bicicletas, mas quanto a estrada nada.
Regressei novamente junto do Vicente e disse-lhe o que tinha obeservado e o trabalho que teríamos que fazer. E assim foi! Pegámos numa das bicicletas e a dois levámo-la por cima de pedras e troncos e mato umas dezenas de metros acima. Regressámos e levámos a outra. Fomos assim galgando metro a metro até mais uma vez encalharmos numa linha de água.
Estávamos estourados, a noite estava abafada, estava calor, suávamos muito e a grande quantidade de água que levávamos diminuia a olhos vistos.
A porcaria da linha de água que se nos deparava ameaçava a progressão e levantava, mais uma vez, o fantasma de termos que regressar à aldeia.
Nesta fase não sabíamos qual a evolução do incêndio e estávamos num posição muito complicada para qualquer fuga se a situação se complicasse. Nem o abandono das bicicletas e material garantiriam que sairíamos a tempo para a aldeia, dado que o trilho era complicado, e a orientação feita às escura poderia, em caso de precipitação, poder tornar-se bastante problemática.
Decidi deixar o Vicente a descansar e embrenhei-me pela linha de água para apurar da viabilidade de prosseguirmos o caminho. Percorridos apenas uns metros verifiquei que por ali era impossível fazê-lo.
Nessa fase a leitura da carta militar era muito difícil. Não sabíamos exactamente onde estávamos, o cansaço impedia a cabeça de pensar correctamente e a possibilidade de termos de regressar carregando as bicicletas picada abaixo abalavam a confiança.
No regresso da batida pela linha de água apercebi-me que à minha esquerda parecia que o mato estava pisado levando-me a suspeitar que poderia estar ali o ponto de passagem que precisávamos. Avisei o Vicente da intenção de bater a zona e embrenhei-me por aquele corredor verificando com alegria que era a solução do nosso problema. Decidi continuar mais um pouco e em breve o caminho alargava e o mato desaparecia e só parei quando encontrei o que me pareceu ser uma campa, com fotografia da vítima e data de nascimento e falecimento.
Convenhamos que naquela situação, à noite e num lugar como aquele não foi muito agradável a visão. No entanto o facto de ter encontrado o caminho de saída deixou-me bastante satisfeito e mais descansado.
Regressei junto do companheiro de aventuras e contei-lhe a novidade. Pude também constatar na carta militar qual era então a nossa posição correcta no terreno e perceber que já estávamos relativamente perto da estrada.
Carregámos as bicicletas para o caminho e passámos novamente a carregar cada um a sua. O caminho já permitia que o fizéssemos. Passámos na campa, que afinal parece ser apenas um memorial a uma vítima que terá falecido naquela zona em 1984.
Voltámos a pedalar por mais uns metros e depois o caminho, agora largo e limpo, segue em direcção à estrada mas com uma inclinação brutal. Extenuados lá fomos empurrando as bicicletas em busca da desaparecida estrada.
Cheirava a fumo e o ar estava pesado e quente. Pensei cá com os meus botões que era mesmo necessário chegar rapidamente à estrada para verificar qual a situação do incêndio e cerrei os dentes arrastando comigo o Vicente. Pouco depois chegávamos finalmente à maldita estrada.
Decidimos seguir pela estrada até ao parque de campismo e ignorar a subida à via Romana. Já chegava de tanto empurrar bicicletas e estava fora de hipótese voltarmos a meter-nos dentro da mata.
Na primeira curva que demos na estrada pudémos então ver as chamas que devoravam a serra lá para os lados do parque de campismo. Surgiu a dúvida de seguirmos nessa direcção ou descermos para Arouca e darmos por finalizada a actividade.
Em conversa com pessoal que descia a serra ficámos a saber que o fogo estava perto do nosso destino mas que os bombeiros já lá tinham um efectivo para combate ao fogo. Continuámos na direcção do parque e ao chegar à Srª da Laje pudémos então verificar que a contra-encosta do parque ardia numa frente bastante larga e todo o aparato de carros do bombeiros, GNR, mirones, aldeãos. A estrada de acesso ao parque estava cortada pelo que tivémos que entrar na aldeia do Merujal e entrar no parque pela estrada que vem da Mizarela. Chegámos pelas 2 horas da manhã após 6 horas de luta pelo mato dos trilhos.
A preocupação estava estampada no rosto de todos aqueles que já se tinham apercebido que o fogo se aproximava do parque.
Fomos para o bugalow onde descansámos um bocado, mas depois fomos ver a evolução do fogo.
E fomos assistindo ao aproximar

das chamas e ao combate levado a cabo pelos bombeiros que acabaram por fazer contra-fogo e assim evitaram que as chamas evoluissem no sentido do parque.
Eram 6 horas quando finalmente nos deitámos para dormir e 9 quando nos levantámos. Os aviões Canadair voavam sobre o parque a caminho dos diversos fogos que assolavam a serra.
Decidimos que as condições de segurança para a continuação da travessia não estavam reunidas e que aventurarmo-nos numa serra a arder e dormir algures no monte sujeitos a esse flagelo não era muito inteligente.
Regressámos a Arouca pela estrada e acabámos em Chão d'Ave a recuperar do esforço da noite anterior.
Esperamos continuar o Gr28 logo que tal seja possível, fazendo as duas etapas que faltam.

01/08/2010

De bicicleta por terras da Serra do Caramulo


Não nos foi possível ir até Castelo Mendo para fazer a travessia desta aldeia até Sortelha e daí até Belmonte pelo que tivémos que arranjar uma alternativa.
Ontem uma ida a Mira mais o Cardoso deram-me mais 55 Km's de preparação.
Hoje eu e o meu amigo Vicente decidimos fazer qualquer coisa de improviso. Assim bem cedo fomos até Rebordinho, lá para os lados do Caramulo, e partimos à aventura usando como meio de orientação uma Carta Militar de 1977.

Descemos então até ao Rio Alcofra que atravessámos em direcção a Albitelhe e com alguma dificuldade na interpretação da carta lá chegámos a Silvares onde iniciámos a constante subida pelo estradão que nos levou a Arca.

Era chegada a hora de regressar a Rebordinho pelo que nos lançámos estrada abaixo até passar de novo o Rio Alcofra e depois subir até à povoação.

Soube bem fazer um novo percurso e voltar a partir para o desconhecido com uma carta militar na mão. O percurso é na generalidade muito bom, com uma dureza perfeitamente suportável e nesta altura do Verão vale também pelas sombras frescas que abundam durante todo ele.