Serra da Arada - De Regoufe a Drave

14/08/2010

Aldeias de Xisto - Serra da Lousã


Fomos até aos arredores da Serra da Lousã para testar os percursos de BTT das "Aldeias de Xisto".
Eu e o Vicente dirigimo-nos até ao "Centro BTT" (local de apoio a betetistas, com lavagem de bikes, oficina, WC's com duche, etc...) localizado em Ferraria de São João e daí partimos por um dos trilhos lá existentes na tentativa de apurar o tipo de trilhos, a sua dificuldade, a marcação dos mesmos, etc.
Após os primeiros metros, onde começámos logo à deriva, percebemos que só pelas marcações que deveriam existir no terreno iriamos ter problemas.
Na fase inicial do percurso ainda contámos com o apoio de dois betetistas de Coimbra que navegavam com GPS, o track está disponível no site das Aldeias de Xisto, mas após uns Km's eles seguiram o passeio deles e nós continuámos a solo até acabarmos por chegar a mais um cruzamento sem marcação.
Sem cartas militares da zona e apenas com o croqui dos percursos, pouco se poderia fazer sem uma sinalização correctamente colocada.
Regressámos umas dezenas de metros atrás e seguimos a sinalética de outro dos trilhos, começando agora a subir a serra. Este trilho sempre tinha umas vistas melhores embora um bocado mais duro.
A sinalização neste trilho existia em todos os cruzamentos e também estava melhor colocada. Ainda voltámos a mudar de percurso, agora para regressar à aldeia e dar por terminada esta nossa primeira incursão pelos trilhos das Aldeias de Xisto.
Para lá voltarmos vamos ter que fazer um melhor trabalho de casa, pelo menos enquanto não tivermos um GPS.

0 comentários: