Serra da Arada - De Regoufe a Drave

04/09/2010

Caminhos de Santiago em BTT (em directo)

4 de Setembro

Regresso a Portugal

Ontem depois de 3 horas de autocarro e 2 de comboio já não foi possível apanhar o comboio para Portugal. Finalmente regressamos hoje.

3 de Setembro 11:45

Fim da peregrinação

Chegámos ao cabo Fisterra. Agora enquanto aguardamos pelas fisterranas comemos uma sopa de marisco e não só. Isto de ser peregrino não é fácil.
3 de Setembro 7:45

Ultima etapa

Preparativos para a última etapa. Muxia a Fisterra.

2 de Setembro 16:34

Chegada a Muxia

Concluimos esta etapa com as pernas a acusar o esforço. Agora só a sidra, a cerveja e uns petiscos é que nos "calientam" a alma.

2 de Setembro 10:33

Chegámos a Oliveiroa

Estamos a meio da etapa com 33km feitos.

2 de Setembro 8:58

A caminho de Muxia

15km já estão feitos.

1 de Setembro 20:43

Final de mais uma etapa

Demos por terminada mais uma etapa que combina o final do caminho inglês com o início do caminho de Fisterra via Muxia. Foram 60 km com alguma dificuldade. Amanhã queremos chegar a Muxia a mais de 60km daqui.

1 de Setembro 14:54

A caminho de Muxia e Fisterra

Já passámos Santiago e estamos a meio duma subida dura.
1 de Setembro

Mais uma etapa

Chove e troveja e já fomos abençoados com a chuva de Santiago.
Etapa Cumprida

Etapa dura com quase 40km maioritariamente ascendente. A 10km do final esperávam-nos 2km intensos, metade deles a empurrar a bicicleta. Agora vamos à rotina diária. Amanhã há mais.

A meio da etapa
Chegámos a Cos. Quase 20 km com muitas e boas subidas.

2ª Etapa

Início da etapa Miño-Bruma

30 de Agosto 16:02

Conclusão da 1ª etapa

Concluimos a ligação entre o albergue de Covas e o albergue de Miño num total de 52km. Bons trilhos e bonitas paisagens, quase sempre com a ria por perto. Algumas subidas longas e íngremes para recordar. Agora banho, lavar a roupa, comer e descansar.

30 de Agosto 9:46

Caminho inglês

Iniciámos o caminho. Que Santiago esteja connosco!

29 de Agosto 17:07

Camiño do Teixido

Acabamos de fazer o chamado caminho do Teixido e a visita à cidade do Ferrol. Regressamos depois ao albergue para o banho e para almocar. Nesta volta fizémos mais de 42 km com umas belas subidas, contudo as paisagens e o património valem o esforço. Agora vamos descansar.

Nota do editor(Vicente): Não se sintam ofendidos com o gesto do amigo Amaral. Muitos de voces já sabem como ele é. :)

29 de Agosto 11:16

Pelos arredores de Ferrol

Volta ao Ferrol e às suas belezas naturais. Aproveitamos para treinar e aquecer as pernas.
28 de Agosto 20:52
Finalmente no Caminho

Depois de chegar ao Ferrol viemos até ao albergue de Cobas. Para cá chegar pedalámos uns 12km quase sempre a subir. O Amaral lembrou-se que em vez das tainadas devia ter treinado. No albergue fomos muito bem recebidos. Amanhã por sugestão do pessoal do albergue vamos fazer um percurso na zona e regressamos ao albergue.
28 de Agosto 14:44
Ultimas Noticias

Graças a gente boa já estamos a caminho do Ferrol. Vamos fazer o caminho inglês e depois vamos à Finisterra.
28 de Agosto 11:48
Ultima frustração
Para não regressarmos já a portugal decidi seguir para o Ferrol e fazer o caminho ingles e depois ligar ao cabo Finisterra. A custo convenci o Amaral a acompanhar-me. Depois de decidirmos avançar para esta alternativa fomos comprar o bilhete. Para variar o comboio que faz a ligação da Coruña ao Ferrol não transporta bicicletas.
28 de Agosto 9:28
Uma luz ao fundo do túnel

Esperámos que o comboio chegasse e falo com o maquinista. O homem fala com a responsável e esta acede a que levemos as bicicletas. Vamos à bilheteira e já não há bilhetes. Santiago decididamente não está connosco.
28 de Agosto 9:17
Nada corre bem
Depois de não arranjarmos lugar no autocarro regressámos à estação de comboios. Há um comboio para San Sebastian às 9h25. O comboio não transporta bikes é a notícia que deita tudo por terra.
27 de Agosto
A matar as mágoas

Não temos a certeza se conseguimos seguir viagem. Amanhã vamos às 7 horas tentar um autocarro para San Sebastian e se tal não for possivel vamos tentar o comboio às 9h35 para Hendaya.
27 de Agosto
Nova tentativa para chegar a Irun

No comboio a caminho de Vigo.
26 de Agosto 16:30
A Aventura começou!

Em Aveiro junto ao comboio (ainda tudo corria bem).

E a aventura acabou mais rápido do que começou!

A besta que nos vendeu os bilhetes vendeu o bilhete para a Pampilhosa com data correcta (a de hoje) e o bilhete para Handaye com a data de hoje a um mês (26/09), ou seja, fomos postos fora do comboio porque o bilhete não era para este comboio e o mesmo estava esgotado.
Soubémos que mais 4 pessoas tiveram igual sorte em Coimbra (desconhecemos se o problema é o mesmo).
Regressámos desolados a Aveiro e amanhã vamos junto da CP tentar vingar os nossos direitos. Vamos ver os episódios seguintes...

Depois de um início bastante atribulado, em que um erro na emissão de parte dos bilhetes deitou por terra todo um planeamento de um ano, conseguimos com imensa dificuldade fazer outros caminhos. As empresas ferroviárias portuguesa e espanhola não servem minimamente os interesses dos ciclistas e não fosse a simpatia e boa vontade de algumas pessoas e a nossa aventura teria morrido antes de começar.
Aproveito aqui para saudar o máquinista e a revisora do comboio para San Sebastian que tudo fizeram para nos levar mas infelizmente os bilhetes já tinham esgotado. À Dª Pilar Rodriguez do serviço de atendimento ao cliente que com o apoio do revisor do comboio Coruña-Ferrol nos conseguiu fazer transportar até ao Ferrol. Sem o apoio desta boa gente teríamos regressado a Portugal sem nada fazer.
Em relação aos caminhos só posso dizer que gostei de todos eles. Duros e bonitos com descidas técnicas e subidas bastante íngremes, muito património e o sal de todas as peregrinações que é a riqueza humana nas nuitas pessoas com que nos cruzámos, conhecemos e convivemos.
No final apesar dos músculos doridos, dos arranhões e dos litros de suor vertidos fica a sensação de querer lá voltar e percorrer outros caminhos.