Serra da Arada - De Regoufe a Drave

10/12/2018

Serra de Montemuro - Caminhos do Montemuro


 

Ontem num belo dia solarengo eu, o Francisco, o Figueiredo e o Cardoso fomos até à Serra de Montemuro para realizar o percurso "PR1 - Caminhos do Montemuro".

Com início em Bustelo iniciámos a longa e íngreme subida até à Pedra Posta, situada a 1222 metros de altitude. Passámos perto da povoação de Noninha mas evitámos o desvio para a mesma.

Durante a subida é possível observar as serras que rodeiam a de Montemuro. São Macário, Serra da Arada, Serra da Freita e as serras mais a Norte, como Alvão e Marão. É possível ainda ver o mar ao longe na direcção de Aveiro. Os trilhos, muitas vezes cheios de pedra solta, dificultaram um pouco a subida.

Depois de chegarmos ao topo do percurso desce-se até à Capela de São Pedro do Campo. Em seu redor a paisagem continua a ser deslumbrante podendo-se avistar o planalto da Serra da Estrela e outras serras mais perto.

É impressionante verificar a quantidade de eólicas instaladas no topo da Serra de Montemuro.

A descida para Bustelo é também longa e acentuada e os trilhos, por vezes pejado de pedra solta, não facilitam e massajam os joelhos, tornozelos e pés. No entanto, a paisagem continua fantástica.

Durante a descida ninguém teve a coragem de desviar do trilho para subir ao Santuário da Senhora do Monte. Os dois quilómetros de ida e volta e o desnível acentuado da subida não motivaram os participantes.

Chegados a Bustelo já estava mais do que na hora de ir comer o famoso "Bife de Alvarenga". E assim foi, cumprindo a tradição das actividades realizadas nesta zona.

Alberto Calé

0 comentários: