Serra da Arada - De Regoufe a Drave

26/05/2013

Trilho do Carteiro - Serra da Freita


O dia estava bonito e sentíamos a necessidade de fazer uma caminhada onde a exigência física fosse um bocado maior do que nas últimas actividades.

Decidimos por isso fazer o "Trilho do Carteiro", na Serra da Freita onde sabíamos que a descida às minas de Rio de Frades e depois a subida para Cabreiros ia testar a nossa condição física.

Partimos de Cabreiros em direcção a Tebilhão, regressando depois, pelo percurso pedestre marcado, a Cabreiros. Iniciámos de seguida a longa e íngreme descida até às minas, rodeados por uma magnífica paisagem. Após vários anos e diversas caminhadas por este trilho continuamos a achar este percurso magnífico.

Já nas minas atravessámos uma galeria, a mina de Vale da Cerdeira, que termina  junto a uma queda de água. Seguimos um pouco pelo leito do rio até uma lagoa e depois subimos por uma escombreira até ao trilho mineiro.

Parámos um pouco no rio, para refrescar e descansar, mas a água gelada não nos motivou a tomar banho.

Depois foi a parte mais dura, a longa subida para Cabreiros. Pelo caminho ainda aproveitámos para observar os praticantes de canyoning que saltavam e rapelavam nas cascatas do rio.

0 comentários: