Serra da Arada - De Regoufe a Drave

10/10/2018

Serra da Arada - Rota das Bétulas + Trilho dos Incas


No Domingo passado eu e o DJ rumámos à Fraguinha na Serra da Arada.

Começámos bem cedo a percorrer o percurso "PR2 - Rota das Bétulas" (São Pedro do Sul) que iniciámos junto ao Parque de Campismo da Fraguinha.

O início do percurso é marcado pela subida até ao parque eólico, onde se tem um boa panorâmica sobre a serra, antes de se iniciar a longa e castigadora descida até Candal.

Muita pedra solta em terreno muito irregular, que seguramente não é limpo, nem sequer percorrido por muita gente nos últimos tempos, atendendo ao estado das silvas e ramos atravessados na via.

Parámos um pouco para comer antes de iniciarmos a íngreme subida que nos leva à Póvoa das Leiras. Junto ao coreto desviámos para o Trilho dos Incas, saindo assim do percurso marcado.

Cada vez que nos aproximávamos, espantávamos o gado e complicávamos a vida à pastora. Depois de alguma conversa com ela sobre o que por ali andávamos a fazer, sobre os Passadiços do Paiva e outros locais lá a deixámos seguir caminho até ser possível passar sem perturbar o gado.

Já no topo da serra pude observar que as três Marias, nome carinhoso atribuído, às únicas 3 árvores que existiam nessa serra estão agora reduzidas apenas a  duas e em muito mau estado.

Depois foi seguir o velho trilho na direcção do Alto da Cota, junto ao parque eólico. Daí seguimos depois até à Fraguinha, onde acabámos a actividade.

Este percurso com alguma dificuldade física serviu como treino para a próxima subida a Moncalvo em Sanabria- Espanha.

No final foi novamente em Moldes que recuperámos do esforço dispendido.

Francisco Soares

0 comentários: