Serra da Arada - De Regoufe a Drave

16/09/2007

Passeio de BTT na Serra de Sicó


Oficialmente "inauguro" este BLOG com um passeio em BTT que eu e os meus amigos Vicente e Cardoso efectuámos na Serra de Sicó.
Mais uma vez, bem cedo lá partimos em busca de mais umas emoções, numa serra e zona que conheço da escalada (Redinha) e de caminhadas (Vale do Poio).
O local que decidi como ponto de partida foi a aldeia de Casmilo (local também conhecido pelas famosas Buracas do Casmilo, local de Escalada). Daí iniciámos uma ofegante subida (ainda a frio) à Srª do Circo (ou do Círculo???) local donde se avista grande parte da Serra em redor. A partir daí fomos pedalando e alterando o percurso que estava inicialmente previsto no sentido de retirar o máximo de alcatrão possível e procurar trilhos bem mais interessantes.
A navegação como sempre foi feita por leitura de carta militar e claro que pelo menos duas vezes demos por nós ao "lado" do local pretendido.
Durante o passeio salientam-se alguns pontos mais interessantes como o início do Canhão do Rio de Mouros (infelizmente seco nesta altura mas que deve ter uma beleza ainda maior quando por lá corre água), o Moinho do Outeiro uma construção em madeira de grande beleza e caracterizada por ser móvel (rotativo), e a descida do moinho até à povoação do Furadouro com momentos em que o trilho descendente decorria entre muros de pedra que deram grande beleza e intensidade ao momento.
Pela beleza própria desta Serra, com a quantidade de pedra, as dolinas (reservatórios naturais de água) e outros fenómenos geológicos que a caracterizam valeu a pena fazer este percurso, curto em Km's, mas para nós amadores duro e técnico quanto baste.

1 comentários:

O passeio parece muito interessante.
Não é possivel enviar-me o ficheiro do GPS para trilhosemfim@sapo.pt
Obrigado