Serra de São Macário - Da Pena a Covas do Monte...

02/03/2011

Estágio de Inverno em Alta Montanha - Gredos

Relato do Estágio por Amaral:

"Boa noite!


Aqui envio algumas fotos do estágio em Gredos - Espanha. Uma boa aventura bastante dura mas apaixonante.

Este estágio, levado a cabo pela Secção de Montanhismo dos Amigos da Montanha constou da prática de técnicas invernais/alpinas com classificação "N1 +" realizado nos dias 26 e 27 de Fevereiro.

Sob a batuta do Montanhista líder Carlos Peixoto e dos adjuntos Marco Barreto e Paulo Alves, foram ministradas diversas matérias sobre técnicas invernais, orientação, montagem de acampamento, nós, encordamento, reuniões e ancoragem, rapel em neve, escalada em gelo, segurança e resgate.

O nível de dificuldade foi classificado como médio/alto.

A formação foi dividida em duas etapas tendo a 1ª etapa como ponto de partida Navalperal de Tormes, a 1303 metros e como ponto de chegada as Cinco Lagunas, a 2099 metros onde foi montado acampamento. Após a montagem do acampamento seguiu-se formação, durante cerca de 4 horas.

A 2ª etapa, com saida às 6 horas e com muito frio, para permitir a ascensão ao cume que apesar de ser a cerca de 400m de distância nos levou cerca de 3 horas a percorrer.

Depois das fotografias da praxe efectuou-se a descida em ritmo rápido, a desmontagem do acampamento e a descida para a base para retornar às viaturas e regressar a Portugal.

Deixo aqui o meu agradecimento pela amizade com que fui recebido neste grupo, pela paciência e ensinamentos. A todos o meu muito obrigado.

Manuel Amaral"


0 comentários: