Serra da Arada - De Regoufe a Drave

02/07/2012

De Regoufe a Covas do Monte por Drave

Partimos de Regoufe em direcção a Drave pelas 22h30 de Sábado passado. A noite estava um pouco fria mas, apesar das nuvens, o luar iluminava o caminho pelo que caminhámos muito tempo sem necessidade de ligar os frontais.

Depois da subida ao Alto de Regoufe entrámos pelo estradão que segue para Drave para constatarmos que o mesmo já foi aumentado umas dezenas de metros.

Não sabemos bem o que se pretende com este estradão mas deve ser mais uma das muitas ideias que iluminam estas brilhantes mentes que nos (des)governam.

Se calhar a ideia é fazer mais uma SCUT e meter portagens até a Drave para ajudar na recuperação da crise. O problema é que com isto vão acabar por destruir o belo trilho que liga estes dois lugares acabando de vez com um dos mais bonitos lugares desta serra e, quem sabe, do país.

Chegámos a Drave por volta da 00h30 onde, "guiados" por uma escuteira, montámos o acampamento.

Após a curta noite partimos pelas 07h40 em direcção ao Portal do Inferno.

O incêndio do ano passado limpou o muito mato que por lá havia o que nos permitiu caminhar sem problemas de maior até perto da cascata. Algumas mariolas mostraram-nos o ponto da saída da linha de água e subimos calmamente, mas com esforço, a íngreme encosta até à estrada.

A primeira parte do percurso estava feita mas ainda faltava a ida a Covas do Monte e o regresso a Regoufe, dado que o objectivo era procurar a ligação entre Regoufe e Covas do Monte.
Descemos pela linha de água que vai ter a Covas do Monte, num longo e bastante íngreme percurso com muito cascalho solto. A carga às costas e a inclinação do percurso em alguns pontos desgastaram-nos bastante.

Pelo caminho tivemos que dar passagem a um enorme rebanho de cabras que subia a serra.

Chegámos a Covas do Monte apenas para fotografar a aldeia, ou apenas a entrada desta, e regressámos ao Portal do Inferno.
A longa subida, apesar de ter sido percorrida em metade do tempo, abalou alguns dos elementos do grupo.

Continuámos a subir depois por estrada até ao planalto onde entrámos no trilho que nos leva ao Alto de Regoufe e daí até à povoação, onde chegámos 7h20 depois de termos partido de Drave.


2 comentários:

Olá, estou a planear fazer o percurso entre Drave e Covas do Monte (parte do percurso que fizeram). Uma vez que o percurso não está marcado é dificil encontrar informação sobre o mesmo. Podem informar-me qual o grau de dificuldade? tempo previsto de raid entre Drave e Covas do Monte? Existem trilhos/carreiros que façam a ligação entre as duas aldeias? ou temos de ir à aventura? Desde já agradeço as vossas dicas. Muito Obrigada!

Não sei se viram a Ficha Técnica em

http://www.espirito-de-aventura.iblogger.org/a_z/aventura1_arada.html

Lá podem fazer download da carta militar com o percurso marcado, do trilho em GPS e de outras informações importantes (nos botões "Mapa&GPS" e "Informações").

Em termos genéricos existe um trilho de Drave na direcção do Portal do Inferno que depois desaparece e é necessário escolher o melhor do que por lá há. Depois de estar na estrada já perto do Portal do Inferno (não é na zona escarpada) a descida para Covas do Monte (vê-se a aldeia no fundo) é por um trilho que desce pela linha de água junto à curva da estrada. Nem sempre é evidente mas com calma faz-se bem.

Penso que as informações que estão no link que enviei são uma boa ajuda. pelo menos assim o espero.

Para melhor falarmos, podem estabelecer contacto pelo mail espirito-de-aventura@netvisao.pt

Alberto Calé

Boas aventuras