Serra da Arada - De Regoufe a Drave

23/06/2011

PR4 - Cercanias da Freita


PR4 - "Cercanias da Freita" foi o percurso escolhido para esticar as pernas.
Partimos, eu o Vicente e o Cardoso, da Igreja de Santa Maria do Monte em direcção à Serra da Freita passando pela aldeia da Ameixieira, quanto a mim a melhor parte deste passeio. Esta aldeia foi a tal a que eu e o Vicente, na nossa aventura nocturna pelo GR28, fomos parar por engano, quando de noite seguimos erradamente a sinalética do PR4 em vez da do GR28.
Se de noite me pareceu sombria e rústica o facto é que mesmo de dia é bastante rústica e com diversos pontos de interesse.
Após a passagem por esta aldeia subimos longamente até à antiga casa do guarda dos Viveiros, lugar por nós sobejamente conhecido pelas nossas BTT's nocturnas.
Daí descemos até Chão de Espinho onde nos deparámos com mais de uma dezena de Cães Serra da Estrela que nos cercaram a ladrar. Uma longa conversa com o seu dono enriqueceu o nosso passeio e recebemos de prenda um velho calendário com a "Oração do Cão" e com uma fotografia de um dos seus cães premiados, em tempos de glória.
Regressámos ao caminho e após uns km's entre mato perdemos os sinais.
Suponho que a animação tida ao recordarmos velhas divas do cinema "alternativo" tais como, Ginger Lynn, Tracy Lords e Abigail Clayton nos tenha feito desviar do caminho sem por tal darmos conta.
Como não quisemos voltar atrás acabámos por palmilhar mais de duas horas por alcatrão o que nos deu cabo de pés e tornozelos.
Regressámos a Santa Maria do Monte e demos por terminado este passeio.


0 comentários: