Serra da Arada - De Regoufe a Drave

25/06/2011

Pela Frecha da Mizarela


Num dia quente como o de hoje resolvemos fazer um percurso com alguma dureza, para continuarmos a recuperação física de alguns elementos, do espírito-de-aventura, que por passarem demasiadas horas no sofá agora penam pelos trilhos que vamos fazendo.
Por outro lado também queríamos apurar o estado do percurso, após o incêndio que no ano passado por lá lavrou.
Partimos do Parque de Campismo do Merujal até à povoação da Mizarela tendo então decidido fazer o percurso no sentido contrário ao que tínhamos feito na última vez. Seguimos na direcção do Miradouro da cascata, descendo depois um pouco por alcatrão e de seguida pelo trilho íngreme que desce de frente para a cascata.
Chegados ao lugar da Ribeira eu aproveitei para refrescar com um banho numa poça de água fresca proveniente da queda de água.



A subida que se sucedeu acompanha a ribeira que vem da aldeia da Castanheira e é longa e íngreme, fazendo-nos suar abundantemente. A passagem sobre a linha de água, numa ponte de madeira, permite observar a água que se despenha no precipício, dando vontade de por lá rapelar.
Já no planalto passa-se junto às paredes de escalada de Cabaços seguindo depois para a aldeia do Merujal repetindo-se a partir daí o trilho que nos leva de volta ao Parque de Campismo.
Foram pouco mais de três horas e meia de caminhada tranquila, mas fisicamente empenhada.


0 comentários: