Serra da Arada - De Regoufe a Drave

13/02/2011

Das Minas de Regoufe à Drave

Ontem acompanhámos e apoiámos uma actividade realizada por alguns colegas de trabalho da Natália. A mesma decorreu pela Serra da Arada e consistiu numa visita às minas de Regoufe e depois ao lugar da Drave.
A passagem pelo complexo mineiro, actualmente em ruínas, permitiu-nos entrar numa galeria onde percorremos algumas dezenas de metros podendo observar alguns morcegos.
Depois iniciámos a subida da serra por um caminho empedrado e íngreme até chegarmos ao caminho que liga ao lugar da Drave.
Aí subimos por um estradão longo e ainda mais íngreme que o anterior até ao topo da serra o que nos deu a possibilidade de contemplar toda a paisagem em redor. Foi possível ver Regoufe ao fundo e do outro lado a Drave, a famosa "garra" onde decorre o "Trilho dos Incas", e o Portal do Inferno.
Alguns dos elementos seguiram mesmo até ao Portal para observarem a beleza das suas escarpas.
A descida para Drave oferece alguns problemas dada a inclinação do terreno e ao facto de praticamente toda a encosta ter sido devastada pelo fogo.
Com calma e ponderação foi escolhido o trajecto de descida e a mesma efectuada em segurança e sem dificuldades de maior, tendo acabado a mesma já na própria aldeia.
A visita a este belo exemplar arquitectónico em xisto é sempre um grande momento.
O regresso foi feito pelo caminho normal de ligação a Regoufe acompanhando o Rio Paivô que corre ao fundo da ravina.
No final alguns elementos do grupo seguiram para Covelo de Paivô enquanto nós regressámos a Arouca e daí na direcção de Sever do Vouga para a parte gastronómica da Aventura.



3 comentários:

Apesar da ida a Drave estar longe de ser uma novidade continua a ser um passeio de grande beleza e interesse.
Esta alternativa que torna o percurso quase circular trás mais empenho físico e melhor visibilidade para a bela paisagem que rodeia o local.
O final gastronómico levado a cabo pelos elementos do espírito-de-aventura,sob o comando do Amaral esteve ao mais alto nível, aliás como já é tradição.

Tive pena de não vos acompanhar, mas este fim-de-semana andei por outras aventuras, por Vilar Formoso e pela serra de Béjar (e uma breve passagem por Almeida).

Fiz o percurso entre Regoufe e Drave há 2 anos, o ano passado quis repetir, mas acabei por não saber o estado do terreno devido aos fogos... Mas este ano quero voltar!

Esse percurso circular interessa-me... Calé sabes se alguém gravou a "trilha" no gps?


Bruno

Viva

Antes de mais nada queria agradecer a fantástica companhia ao longo desde par de km's, especialmente ao TRoque na incursão pela montanha já pela noite dentro.

Fica aqui o gpx da aventura de sábado:
http://dl.dropbox.com/u/4273993/drave_2.gpx

Calé, o frontal foi uma grande ajuda. Obrigado