Serra da Arada - De Regoufe a Drave

21/03/2009

Travessia BTT Serra da Freita-Paradela do Vouga

Estava planeada já hà algum tempo uma Travessia em BTT desde a Serra da Freita até a Paradela do Vouga. Finalmente surgiu a oportunidade e com o apoio das nossas caras metade conseguimos concretizar a actividade.
O tempo esteve magnífico e lá rumámos todos, bem cedo, para o Meruzal. Para a BTT (Calé, Cardoso, Daniel (DJ) e Vicente) e no Apoio (Natália, Manuela, Andreia e Inês).
Chegádos à Freita preparámos o material e iniciámos a pedalada em direcção a Albergaria da Serra, daí partimos para a subida da Costa da Castanheira e passagem pela Aldeia das Pedras Parideiras.
A descida técnica para a Felgueira proporcionou o primeiro vôo do DJ, daí resultando uma t-shirt rasgada, vários arranhões e contusões e uma bike ligeiramente "empenada". Depois dos curativos lá seguimos viagem.
Aos poucos e por trilhos de bom nível fomos andando em direcção à Serra do Arestal, para os lados de Sever do Vouga.
Acabámos a beber uma cervejinha na Srª da Saúde. Depois penámos um pouco até à capela de São Tiago donde procurámos chegar aos trilhos de Sernada.
Apenas por uma vez andámos em busca dos trilhos que queriamos, de resto a orientação correu bastante bem. Os trilhos também foram bastante bons e os Km's em alcatrão foram muito poucos e normalmente apenas em algumas aldeias nos pontos de ligação entre trilhos. No entanto ainda tivémos tempo de ver o segundo vôo do DJ. É caso para dizer que o rapaz tem "queda" para a BTT.
Chegádos aos trilhos de Sernada foi descer até à casa do Guarda e daí até à ciclovia. Depois foi percorrer a extinta linha de comboio até a Paradela.
Enquanto pedalávamos o pessoal do apoio trazia as viaturas até Sever do Vouga onde também passaram um bom bocado em visitas turísticas e gastronómicas, tendo-nos depois recuperado junto à antiga estação de comboios de Paradela.
No final foi mais um dia bem passado e mais uma excelente actividade.

2 comentários:

Grande Travessia!
Já vi o que perdi...

Um Abraço e até breve,

José Daniel

É verdade Daniel perdeste mesmo um bom passeio. 50 Km de bons trilhos, com subidas e descidas para todos os gostos.
Foi mesmo muito agradável e até o tempo ajudou com um dia excelente. Estamos mesmo motivados para continuar com este tipo de Travessias e já há ideias de fazer a ligação de Paradela até ao Caramulo.
A Linha do Dão também está na agenda e é provável que muito em breve se saiba a data em que a vamos realizar. Sabe-se já que a vamos fazer no sentido Santa Comba - Viseu - Sernada do Vouga.
Tens que começar a aparecer. Quase todos os fins-de-semana fazemos um treino por isso quando quiseres aparece.

Um abraço