Serra da Arada - De Regoufe a Drave

18/03/2015

Escalada nas Fragas do Castelo em Valongo


 
No Sábado passado o Pedro Borges, o DJ e eu (Francisco) decidimos voltar a escalar nas Fragas do Castelo em Valongo. Na memória estão os momentos passados em 2004 quando, nestas mesmas paredes, decorreu uma das sessões práticas do Curso de Iniciação à Escalada.

Após as primeiras tentativas de fazer umas vias ficou provado que a falta de atividades de escalada e de treino específico contribuíram para o fraco sucesso obtido. Apenas o Borges conseguiu algum êxito, fazendo a abrir as vias “Salto de Cavalo” e “Aresta de Placa”. Aproveitou-se depois o top desta via  para se escalar a via “Chaminé”.

Durante a atividade apareceu um escalador, sozinho, que escalou as vias todas, com grande facilidade, enquanto nós penávamos para cumprir os mínimos.

Decorria também na zona a 3ª edição dos “Trilhos do Paleozoico” pelo que, durante mais de uma hora, devem ter passado por nós umas centenas de pessoas. Esta atividade tinha vários níveis de dificuldade – Ultra Trilhos (48 Km), Trilhos (23 Km), Mini Trilhos (12 Km) e Trilho dos Pequeninos.

Mais uma vez esta deslocação serviu para nos demonstrar que muito tempo sem escalar não ajuda muito nas performances obtidas, deixando-nos os níveis de motivação e de satisfação muito baixos.

0 comentários: