Serra da Arada - De Regoufe a Drave

03/10/2009

Aldeias de Xisto - Casal de São Simão


Na impossibilidade de realizar o GR28 em BTT fomos (a Natália e eu) em busca de informações sobre novos trilhos que me permitam pensar e programar novas actividades.
Apesar de já termos realizado várias actividades que passaram por algumas das chamadas "Aldeias de Xisto", nomeadamente pela Serra da Lousã, fomos espreitar esse projecto recente que envolve vários trilhos pedestres e bastantes Km's de trilhos marcados para BTT.
Começámos por passar em Penela onde visitámos o Castelo, que apesar de estar em obras não deixa de ser um belo exemplar de arquitectura militar.
Depois seguimos para a aldeia de Ferraria de São João onde pudémos observar um dos Centros de BTT, edifício de apoio às actividades de bicicleta todo-o-terreno e ficámos agradávelmente surpreendidos ao verificar que este oferece apoio sanitário (sanitários e balneários), oficina para pequenas avarias (com ferramentas e tudo), ar e água, além de alguma informação sobre os percursos. Também estavam visíveis algumas marcações (sinaléctica) dos vários percursos BTT e pedestres que passavam naquela zona.
Na aldeia é bem visível alguma recuperação de casas que nos pareceram poder vir a servir de casas abrigo ou de apoio, em regime de aluguer, a quem quiser fazer as actividades descritas.
A aldeia em si pareceu-nos pobre e algo desinteressante.
Feito este reconhecimento seguimos para Casal de São Simão onde aí sim encontrámos uma aldeia recuperada e muito agradável. Decidimos efectuar o PR1, um percurso pedestre que nos levou até às Fragas de São Simão, local junto ao rio onde se encontra uma praia fluvial e onde pudémos observar algumas ruínas de velhos moinhos de água.
Aproveitei claro para ir espreitar as fragas onde estão equipadas algumas vias de escalada desportiva de vários largos e que me deixaram com água na boca. Talvez porque as vias caiem directamente sobre as águas do rio.
Passada esta bonita zona do percurso continuámos a percorrer o percurso, que segue quase sempre junto ao rio sob as árvores e a vegetação, até que duas horas e meia depois de partirmos nos levou de retorno à aldeia.
O percurso em si é agradável, circular, de grau de dificuldade acessível, embora implique uma preparação mínima atendendo a que apresenta algumas descidas e subidas acentuadas. A parte da aldeia e a passagem nas Fragas, junto ao rio, são quanto a mim as melhores partes do percurso.
Penso que o projecto "Aldeias de Xisto" é interessante, promove um conjunto de valências nacionais (paisagem, património, gastronomia, cultura, artesanato...) que merecem o nosso apoio visitando as aldeias, conhecendo o diverso património, percorrendo a pé ou de bicicleta os seus trilhos e aproveitando o que de bom toda esta zona tem para nos oferecer.
Por nós só posso dizer que em breve exploraremos outras aldeias e outros trilhos.

1 comentários:

"Bora lá" explorar esta zona (não esquecendo a vertente gatronómica...).

Manuela e Pedro