Serra da Arada - De Regoufe a Drave

25/08/2009

Barragem da Bravura - 2009

Por vicente.

Consegui tirar uma semana de férias e aproveitei para vir para sul, mais exactamente para a zona de Lagos, de onde os meus genes são originários, apesar de ter nascido na Gafanha na Nazaré. Assim, indeciso entre a maravilhosa praia e uma volta de BTT, decidi-me pela segunda e parti à aventura num projecto que já estava há algum tempo na minha mente, mas que só agora foi possível realizar. Sem os meus habituais companheiros destas andanças que têm muito mais experiência de orientação/navegação, e sem qualquer recurso a mapas ou GPS, resolvi contornar a albufeira da barragem da Bravura, a partir de Odiáxere. Os primeiros 10 kms foram feitos por uma estrada secundária de asfalto, aliás o unico acesso à barragem propriamente dita. A partir daí começou a aventura para mim. Tendo em conta o tipo de navegação que ia fazer, à vista, sem recurso a mapas nem outros auxiliares, sempre com a albufeira à vista, nem todos os trilhos que encontrei levavam ao meu objectivo que era contornar completamente a albufeira. Assim e após alguns trilhos em que tive de voltar atrás lá dei com a direcção certa. Os trilhos fantásticos, para a BTT e certamente para caminhada, não estão inseridos em nenhum percurso oficial, pelo menos a avaliar pela falta de informação no terreno. No entanto já tenho visto trilhos sinalizados noutras partes do país com muito menos condições para a prática destas actividades. Com o passar dos Kms de navegaçao por intuição, acabei por me encontrar em plena Via Algarviana, na qual os meus amigos Calé e Cardoso fizeram duas etapas há cerca de 2 meses. Tendo seguido por esta via durante alguns Kms, e como sei que a mesma se dirige a Vila do Bispo e depois Sagres, resolvi continuar a minha navegação à vista e continuar a contornar a albufeira da Barragem da Bravura, algo um pouco difícil, dada a configuração tentacular da mesma, onde fiz alguns trilhos descendentes sem continuidade. Acabei por conseguir contornar totalmente a albufeira, passando a cerca de 3 Kms de Monchique, o que me deu vontade de efectuar outra aventura que será a subida à Fóia na Serra de Monchique, pelo lado mais próprio para "todo o terreno", que conheci há dias.
Até um dia destes.

3 comentários:

Boa aventura, até me apetece estar aí a pedalar. Enfim fica a "força" para continuares.
Diverte-te.

Não tiveste a nossa companhia mas lá foste encontrando umas vaquinhas durante o percurso. Boas férias

Did you record the route/track with your gps?