Serra da Arada - De Regoufe a Drave

14/08/2018

Serra do Caramulo - Rota dos Caminhos com Alma




No passado Sábado, eu, o Francisco, o Cardoso, o DJ, o Figueiredo e duas amigas lituanas fomos até à Serra do Caramulo para realizar o novo percursos pedestre denominado de "Rota dos Caminhos com Alma".

Com início em Covelo de Arca, aldeia com diversos pontos de interesse, entre os quais a Capela de São Mamede, o percurso segue, sempre ascendente, sob vegetação e junto diversas linhas de água.

No trilho é possível verificar as marcas dos rodados dos antigos carros de bois vincadas em algumas pedras do caminho.

A passagem em Arca, pequena povoação, também ela rústica, antecede a chegada a um dos pontos altos da rota, a Anta de Arca. Este monumento megalítico está datado na Idade do Bronze (aproximadamente entre 3300 e 1200 a.C.).

Após passarmos na anta surge o Carvalhedo da Gandara, uma zona arborizada por velhos Carvalhos em alguns pontos densa e escura.

Após sair do carvalhedo entrámos na povoação de  Paranho de Arca que o percurso percorre de forma mais exaustiva. Culmina com a subida à Capela de Nossa Senhora da Paz que também é um miradouro sobre a povoação e para a Serra do Caramulo.

Após sair da capela passa-se na Igreja do Divino Espírito Santo uma igreja com alguma imponência.

A descida para Covelo de Arca efectua-se sob vegetação mas é sem grandes motivos de interesse, valendo a parte do percurso inicial até a Paranho de Arca.

Alberto Calé 



0 comentários: