Serra do Alvão - Fisgas do Ermelo...

02/02/2014

Pelo Alto das Tormentas - Serra de São Macário

Hoje fomos até às Serras da Arada e de São Macário para procurar velhos trilhos na zona do Alto das Tormentas.

Pelo caminho, nos pontos mais altos da Serra da Arada, o gelo branqueava a paisagem.

Após chegarmos a Janarde, local escolhido para início da nossa actividade, iniciámos a procura aos velhos trilhos, que em tempos ligavam esta povoação a Telhe. Foram mais de duas horas de luta contra matos, pedras escorregadias, em busca destes velhos caminhos. Que os encontrámos, encontrámos, mas hoje estão tudo menos acessíveis a neles se caminhar.

Tentámos encontrar a passagem sobre uma ribeira, mas tal não foi possível. Mais tarde apesar de vermos o trilho do outro lado da mesma, lá chegar seria uma tarefa muito complicada. Mesmo que tal tivessemos conseguido não havia também a garantia que o trilho não desapareceria a seguir por entre giestas, tojo e silvas.
Demo-nos por vencidos regressando a Janarde, tarefa essa também não facilitada pelo mato.

Em Janarde seguimos na direcção de Cortegaça, subindo a encosta, primeiro por um trilho também com bastante mato, mas que permitia o andamento. Posteriormente seguimos por estradão e a subida é suficientemente íngreme para fazer arfar. A paisagem sobre Meitriz e para o Rio Paiva é bastante bonita.

Em Cortegaça, pequena aldeia da serra, foi possível apreciar as poucas habitações, mas nem vivalma. Parecia completamente abandonada.

Durante a descida desviámos para o Alto das Tormentas descendo depois por um caminho bastante degradado para Janarde, dando por terminada mais uma actividade.

Apesar de não conseguirmos caminhar pelos velhos trilhos, e o mato nos ter deixado algumas marcas pelo corpo, o dia foi bastante agradável.



0 comentários: