Sanabria - Peña Trevinca...

11/07/2010

De bicicleta pela Serra do Buçaco


Mais uma ida ao Buçaco, desta vez 3 anos após a última aventura sobre rodas por esta bela serra.
Para mim mais um treino de preparação para a ida a Santiago e para os meus dois companheiros de jornada (Vicente e Luís) mais um treino para recuperar a forma.
A subida à Cruz Alta, ponto mais alto desta serra, a partir do palácio e seguindo o caminho do Calvário é algo desgastante. Ao chegarmos lá acima verificámos que estávamos acima das nuvens, que encobriam a mata do Buçaco, e o Sol que ali se verificava indiciava que o calor nos iria acompanhar ao longo do trajecto.
Seguimos então a nossa viajem por trilhos cheios de paus e pinhas, resultantes do corte de eucaliptos e pinheiros por parte dos madeireiros, o que aliado a algum relevo do terreno tornaram os primeiros Km's do passeio um pouco duros. Depois da visita da praxe ao local onde o General Wellington comandou as tropas luso-britânicas durante a Batalha do Buçaco, em 27 de Setembro de 1810, continuámos, agora a descer, na direcção dos moinhos da Portela da Oliveira onde não chegámos sem efectuar a boa subida que os antecede.
No local verificámos que o bar estava aberto e não perdemos a oportunidade para refrescar a goela.
Descansados e hidratados voltámos a pedalar pelos trilhos da serra onde à passagens pelas várias aldeias aproveitávamos as diversas fontes existentes para nos banharmos, que o calor era intenso dificultando a actividade.
Por fim chegámos ao palácio e demos por terminada a parte física e preparámo-nos para a parte cultural, que dada a localização do Buçaco só poderia ser na Mealhada onde um leitãozinho regado com um castiço geladinho nos ajudou a recuperar do esforço.
No final um bom momento de conversa e cultura com o proprietário do restaurante, onde a temática dominante, como não podia deixar de ser, foram os vinhos da Bairrada.
Agora ficámos de planear e organizar um passeio por esta serra que resolvemos denominar de "Rota dos Moinhos". A ver vamos para quando...

As Fotos (poucas que me esqueci de levar a máquina fotográfica)

1 comentários:

Bom Dia
Por pouco não nos encontrámos.
Ontem pedalei até Anadia, por Boialvo e regressei pelo Buçaco.
Dois dias sem ver sem o Google Groups e não apanhei a actividade.
Gostava de vos ter reencontrado.
Aquele abraço,
Daniel