Serra da Arada - De Regoufe a Drave

28/04/2008

Passeio ao Buçaco e Penacova

Após consulta ao novo guia de escalada decidi ir espreitar as vias de escalada em Penacova. Pelo caminho passámos pelo Buçaco e pela Portela do Oliveira, local onde existe um conjunto de vários Moinhos de Vento, alguns em bom estado. Neste local também se pode visitar o Museu do Moinho.
Após a passagem na Portela e obtidas as fotos dos moinhos, seguimos para Penacova a fim de procurar as ditas vias de escalada. Aqui é que após olhar atento ao guia verifiquei que a maioria delas são de escalada clássica e não desportiva.
Algo desanimado lá fui com o Cardoso procurar um dos sectores que tem duas vias desportivas de graus acessíveis. Para lá chegar, encosta acima em trilho degradado e difícil, suámos as estopinhas carregados com o material.
Depois de descobrir as ditas vias lá abri a primeira sem grandes problemas, um IV+, e de seguida o IV grau que faltava, sendo depois imitado pelo Cardoso. O local não é de acesso fácil, mas as vias são interessantes (infelizmente não fotografámos esta parte).
Com o gostinho ao dedo feito, fomos primeiro almoçar e depois visitar o conjunto de Moinhos da Serra de Gavinhos. Claro que nasceu logo a ideia de ligar estes dois conjuntos de moinhos a mais um terceiro (os da serra da Atalhada) em BTT.
Quem sabe se entretanto equipam mais umas vias acessíveis para também podermos fazer o gostinho ao dedo.



0 comentários: