Serra da Arada - De Regoufe a Drave

13/10/2007

BTT na Serra do Buçaco



Já não percorria os trilhos desta serra à 4 anos, altura em que também em BTT realizei este passeio pela última vez. O desafio de hoje era ver até que ponto a minha memória permitia percorrê-lo sem grandes dúvidas. E assim foi, embora sempre prevenido com a carta militar, liderei o passeio através de trilhos e aldeias sem grandes precalços.
Partimos do Palace Hotel percorrendo a Mata do Buçaco ao longo do Calvário até à Cruz Alta, ponto mais alto da serra com 550m. Depois ao longo do caminho visitámos o local onde em 1810, durante as invasões francesas, o General Arthur Wellesley duque de Wellington comandou as tropas luso-britânicas que derrotaram as tropas francesas na famosa batalha do Buçaco (a visita ao Museu Militar é também um bom momento a não perder).
Depois continuámos até à Portela da Oliveira onde pudémos observar um conjunto de vários moinhos de vento (onde podemos ver alguns em bom estado mas infelizmente também outros em completa ruína). É também aqui que está instalado o Museu do Moinho (já o visitei à quatro anos e vale a pena uma visita).
Em seguida continuámos a suar pelos trilhos que nos levaram de novo ao Palace Hotel, local donde iniciámos mais este passeio.

0 comentários: