Percursos de Grande Rota - Rota Vicentina

27/03/2018

Serra da Freita - Pelo planalto da serra

 


Este Domingo um grupo alargado de amigos composto por:  Pina Jorge,  Jéssica, Paula, Amaral, Zé, DJ, Zé Figueiredo e eu (Francisco) decidiu percorrer alguns trilhos da Serra da Freita.

Apesar de no dia anterior as condições atmosféricas terem sido bastante desfavoráveis, havia a esperança que melhorassem durante o Domingo e, por isso, lá nos deslocámos para a serra.

Parte do grupo encontrou-se no café do Parque de Campismo do Merujal.

O tempo apesar de ameaçador, não foi suficiente para desmotivar o grupo. Assim, iniciámos o percurso e seguimos na direcção de Albergaria da Serra, onde subimos pela estrada que passa na antiga escola. Depois aproximámo-nos do ribeiro que leva à levada que segue na direcção do Rio Caima e de novo à aldeia.

Continuámos pelo trilho do percurso "PR15", pela margem esquerda do Rio Caima, onde apreciámos a beleza da paisagem, já bem conhecida de alguns de nós.

Atravessámos a ponte, comemos qualquer coisa, e seguimos em direcção às Pedras Boroas para tirar a foto de grupo.

Daí regressámos à estrada em direcção a Cabaços onde, por sugestão do DJ, em vez de passarmos pela povoação seguimos pelo percurso "PR7", junto ao afloramento de quartzo.

Algumas passagens mais técnicas, passando pelas vias de escalada de Cabaços, levaram-nos à Frecha da Mizarela.

Espreitámos o miradouro de fugida, pois fazia muito frio, e  seguimos depois para o Parque de Campismo, onde se encontravam os carros.

Aí estavam o Bruno e a Olga que se juntaram a nós apenas para o almoço.

Acabou por ser uma actividade com alguma improvisação mas interessante. Acabou no "Nino da Freita" para a merecida recuperação.

Francisco Soares

0 comentários: