Serra da Arada - De Regoufe a Drave

06/12/2017

Serra do Alvão - Fisgas do Ermelo



Depois de algumas desistências de última hora constatámos que ainda havia quórum suficiente para fazer esta actividade, pelo que bem cedo eu, o DJ e o Cardoso partimos para Trás-os-Montes a fim de realizarmos o percurso pedestre denominado "PR3 – Fisgas do Ermelo", que começa e acaba na povoação de Ermelo, em Mondim de Basto.

Estacionado o carro, junto à Igreja local, iniciámos o percurso descendo até à Ribeira de Fervença que atravessámos pela bela ponte de madeira. Aí começou a subida mais íngreme que tem uma corda lateral para auxiliar na subida. 

Os terrenos à volta ainda se encontravam cobertos da geada matinal.

Chegámos ao primeiro "leitor de paisagem" que tem informação sobre a Lomba do Bulhão. Ao longo do percurso existem diversos placards informativos que ajudam a interpretar a paisagem envolvente.

Depois, ainda com declive mais acentuado, começámos a ver a fraga amarela e também o próximo "leitor de paisagem" sobre o Alto da Cabeça Grande. Lá pudemos admirar as famosas fisgas, umas quedas de água com mais de duzentos metros, que se impõem na paisagem já de si deslumbrante.

Seguiu-se novo miradouro e a aproximação ao leito do Rio Olo, que alimenta as Fisgas. Neste havia zonas geladas que aguentavam o nosso peso sem partir. 

Pelo caminho encontrámos um moinho antigo, na margem do rio, e chegámos ao lugar de Varzigueto onde atravessamos o rio por uma ponte asfaltada. Saímos logo depois para o trilho de montanha. Um pouco mais à frente existe um desvio para as "Piocas de Cima", pequenas lagoas no rio onde haveremos de tomar refrescantes banhos quando fizermos o percurso no Verão.

Mais um "leitor de paisagem" sobre a Cancela do Miradouro e eis-nos chegados ao ponto mais próximo das fisgas. É possível chegar a este miradouro de automóvel pelo que encontrámos algumas pessoas a admirar a paisagem envolvente: as quedas de água, o vale estreito e fundo, a vista para a Aldeia de Bilhó e para o Monte Farinha, com o famoso Santuário da Senhora da Graça.

Pela inclinação do terreno, percebemos o porquê da dureza da etapa da volta a Portugal em bicicleta que aqui se realiza.

Descendo em direcção ao local de Fojo, aparece-nos ainda uma vista deslumbrante das "Piocas de Baixo", outra possibilidade para os banhos de Verão.

Descemos novamente em direcção ao Rio Olo atravessando-o na ponte da Abelheira onde iniciámos a subida até Ermelo e aos carros lá estacionados.

O repasto foi num restaurante da aldeia onde, a preços justos, nos deliciámos com iguarias locais.

Francisco Soares


0 comentários: