Serra da Arada - De Regoufe a Drave

12/11/2017

Pelos Caminhos do Sol Nascente (Serra da Freita)



Finalmente, após o meu regresso a Portugal, juntei-me ao Pina Jorge, Francisco, Cardoso e Figueiredo para uma actividade na Serra da Freita.
 
Já ansiava por fazer qualquer coisa relacionada com o montanhismo, pelo que, logo que surgiu a primeira oportunidade aproveitei.

Decidimos realizar um percurso que não fosse demasiado exigente fisicamente, dado que após tanto tempo afastado destas andanças, eu pelo menos não estou em grande forma. Sendo Domingo o dia escolhido para a actividade escolhemos um percurso perto da povoação de Moldes para depois podermos usufruir das iguarias gastronómicas do café local.

Assim sendo optámos pelo "PR3 - Caminhos do Sol Nascente" um percurso pedestre dos diversos existentes na Serra da Freita.

Este percurso circular inicia e termina junto à Igreja local. Não sendo dos melhores que esta serra oferece não deixa, no entanto, de ser um percurso com algum interesse. 

Pelo caminho ainda se podem encontrar em certas povoações alguns vestígios da arquitectura tradicional, inúmeras alminhas, uma velha ponte com aspecto medieval e algumas bonitas linhas de água com moinhos.

Pontualmente a paisagem envolvente é agradável com vista para a parte mais alta da serra ou para o vale que circunda.

Encontrando-se bem sinalizado, com as marcações dos percursos pedestres, não oferece dificuldade na orientação. Com um total de 13 Km de comprimento e algumas subidas e descidas mais acentuadas, tem a exigência necessária para um reinício de actividades.  

No final, como já era intenção acabámos no café local a conviver enquanto deglutíamos algumas das boas e saborosas iguarias que por lá servem.

no ar já ficaram ideias para actividades de longa duração e até em autonomia. 

Há fome de viver novas e boas aventuras!

Alberto Calé


0 comentários: