Serra da Arada - De Regoufe a Drave

10/02/2016

Pelo "Trilho dos 3 Rios" em Albergaria-a-Velha



Apesar do início do percurso ser no Centro de Actividades Radicais e Ambientais de Vilarinho de São Roque, dada a dificuldade de estacionamento na zona,  resolvemos começar em Ribeira de Fráguas. O facto de ser um circuito circular permite iniciá-lo em qualquer ponto do mesmo. 

Os grupo de caminhantes foi constituído pelo Francisco, pela Carla, e pelos já habituais  DJ, Cardoso e Zé Figueiredo.

Iniciámos então o percurso no Parque dos Moinhos, subindo pelas margens do Rio Fílveda. Ao longo do rio podem ser apreciados diversos açudes e pequenas cascatas que formam cenários de grande beleza. Durante vários quilómetros este é o cenário. É sem dúvida um local a revisitar noutras alturas do ano.

Chegando a Vilarinho de São Roque surgem os pouco interessantes eucaliptais. Após uma longa subida o trilho regressa aos cursos de água, desta vez ao Rio Pequeno. No caminho surgem as ruínas de um antigo Lagar de Azeite.

Seguindo ao longo da margem direita do rio reencontramos as paisagens deslumbrantes desenhadas pelas diversas pequenas cascatas, passamos pelo lugar de Telhadela, encontramos diversos moinhos desactivados e passamos pelas abandonadas Minas de Palhal.

No regresso a Ribeira de Fráguas acompanha-se o Rio Caima, também este com diversos pontos de interesse.

O percurso, com cerca de 16 km de distância está, regra geral, bem sinalizado, com um ou outro ponto mais duvidoso. 

Apesar de relativamente frio esteve um bom dia para caminhar.

O repasto foi em Albergaria-a-Velha num restaurante sugerido pelo Cardoso.

0 comentários: