Serra da Arada - De Regoufe a Drave

10/11/2015

Trilho do Carteiro


Este sábado resolvemos fazer o Caminho do Carteiro.

Os participantes foram a Manuela, a Sara, o Pedro Cardoso,  o Francisco,  o Amaral e o Zé Figueiredo e o local de encontro o usual café de Arouca. Partimos depois para Cabreiros, onde iniciámos o percurso.

O dia esteve fantástico, mas as lajes do trilho encontravam-se molhadas e escorregadias, o que provocou algumas escorregadelas, felizmente sem consequências graves.

Na longa descida, percorrida por muitos de nós inúmeras vezes, houve oportunidade para recordar momentos de outras caminhadas deste trilho, uns engraçados e agradáveis e outros nem tanto, como daquela vez em que um participante se magoou nas pedras do rio por não ter respeitado as instruções dadas.

Ao longo do percurso alguns dos participantes aproveitaram para entrar nas galerias de minas de volfrâmio. Estas minas, concessionadas aos alemães durante a segunda guerra mundial, forneciam o minério que servia para temperar o aço das armas.

Perto de Rio de Frades atravessámos a Mina de Vale de Cerdeira. Nos "degraus" de acesso à mina a água corria em cascata, o que dificultou um pouco o acesso à mesma. Atravessámos a escura galeria divididos em dois grupos. 

A partir do meio do longo túnel começámos a ouvir um ruído forte e constante,  que viemos a verificar que se devia ao forte caudal de água que se despenha na bonita queda de água que se situa na saída da galeria mineira.

Dado o volume de água no rio, desistimos de o atravessar, para efectuarmos o retorno pelas escombreiras da minas.

Tal como já esperávamos, o retorno a Cabreiros foi durinho.

Juntámo-nos em Chão d'Ave ao Pina Jorge que infelizmente não pode participar connosco na caminhada, Repusemos então as calorias perdidas ou até um pouco mais de que as devidas.

0 comentários: