Serra da Arada - De Regoufe a Drave

01/03/2015

Caminhada pela Serra da Freita





O tempo não encorajava mas cumprimos com o combinado estando todos à 9 horas em frente ao Parque de Campismo do Merujal. O grupo foi constituído pelo Amaral, Pina Jorge, Joaquim, Francisco e o Pedro Cardoso.

A ideia inicial era fazer o PR16, onde há uns anos lavrou um incêndio que destruiu algumas indicações do percurso.

Começámos a caminhada algures entre o parque de campismo e a Sra. da Laje. A primeira subida, embora não sendo muito íngreme, foi suficiente para calar os mais faladores, durante um bom bocado.

Fomos encontrando, com dificuldade, as indicações do percurso até que, junto a um riacho, perdemos o trilho. Encontrávamo-nos junto a um parque de merendas no qual decidimos parar para nos reorientarmos e hidratar-nos um pouco.

Assim decidimos seguir pelos trilhos do GR28 até Albergaria da Serra, tomando depois o caminho até às eólicas, Aí fomos na direcção da levada que acompanha a margem direita do Caima. 

A ideia era passar o rio para a outra margem, seguindo pelos moinhos de água, e percorrer parte do PR15. Contudo a baixa visibilidade levou-nos a desistir dessa intenção e seguir até ao Coreto de Albergaria da Serra, passando pela tasca Manuel Tavares. Infelizmente esta encontrava-se fechada.

Continuámos depois por estrada até à Frecha da Mizarela, onde retomámos novamente o trilho até ao Parque de Campismo.

Após mudar de roupa, que se encontrava completamente molhada, demos por terminada esta actividade  em Chão de Ave, onde nos deliciámos com uma saborosa vitela assada.

0 comentários: