Serra da Arada - De Regoufe a Drave

13/04/2014

GR28 por etapas (5ª etapa)

 
Partimos ontem para a 5ª etapa do 'nosso' GR28 por etapas. O grupo formado por mim, Pina Jorge, Francisco, Cardoso, DJ e Joaquim iniciou a caminhada em Silveiras, seguindo na direcção de Cortegaça.

O calor fez-se sentir desde cedo e aquele início formado por uma descida acentuada e depois uma subida ainda mais acentuada e longa serviram logo de aviso e alertou-nos para o que nos esperava.

A descida 'sobre' a povoação de Cortegaça é um momento bastante bonito, em termos da paisagem. As cores amarela e lilás da urze, que começa a cobrir a serra , dão nesta altura do ano grande beleza à serra.

Após a povoação mais uma pequena subida e depois longa descida para Meitriz por um estradão em terra batida.

Após passagem pela vila, o grupo separou-se em dois, não voluntariamente, tendo alguns dos elementos descido até ao Rio Paiva.

Depois de reagrupar, o retorno a Cortegaça decorreu por um trilho ascendente, com declive muito acentuado, o que a juntar ao calor que se fazia sentir fez a subida ser bastante custosa para quase todos os caminheiros. Mas a etapa não ficou por aí, porque depois de Cortegaça a subida continuou, também ela bastante acentuada.

Já no alto a aldeia de Silveiras surge do outro lado da encosta. O trilho obriga-nos a uma longa descida até à passagem num riacho e depois voltamos a subir até à povoação.

Foram mais 5 horas de caminhada exigente, aliás ao nível das quatro etapas anteriores.

No final, Chão d'Ave foi o local onde retemperámos as forças.

Agora só voltaremos a calçar as botas para a tão esperada Travessia da Serra da Estrela, em comemoração do X aniversário da primeira travessia.

Para a actividade quatro "Espíritos de Aventura", Cardoso, Pina Jorge, Francisco e Calé começaram  já a preparar as grandes mochilas. Durante cinco dias ligaremos, a pé, a cidade da Guarda à Torre e daí a Loriga. Partimos nesta aventura a 25 de Abril.

0 comentários: