Serra da Arada - De Regoufe a Drave

08/03/2014

GR28 por Etapas (1ª Etapa)


O GR28 é um percurso de grande rota que percorre quase todo o Maciço da Gralheira (Serra da Freita, Serra da Arada e Serra de São Macário).

Já percorremos muitos dos seus troços e até iniciámos a sua travessia de BTT, numa noite quente, onde um incêndio na serra nos trouxe adrenalina extra e nos impossibilitou de completar o percurso.

Pensámos diversas vezes percorrê-lo, mas a sua distância total e as características do terreno não facilitaram a vida. Em autonomia precisamos pelo menos de quatro dias e para apoio de viaturas torna-se complicado e dispendioso, com troços a obrigar dar voltas grandes à serra para colocar e recuperar as viaturas.

Surgiu agora a ideia de o fazer em etapas com recurso a outros trilhos para regresso, tentando assim tornar as etapas circulares. Vai obrigar a fazer bastante mais quilómetros a pé, vamos percorrer muitos trilhos que já conhecemos, mas também nos vai obrigar a descobrir soluções e encontrar novos trilhos para conseguirmos realizar o GR28 desta forma.


E para que a ideia não fique apenas por intenção cumprimos hoje a 1ª Etapa entre o Parque de Campismo do Merujal e Tebilhão (cerca de 11km), com regresso fora de trilho e sem marcações por Gestoso onde após subirmos a encosta, atravessámos o planalto e depois percorremos a cumeada até apanharmos a parte do GR15 que leva a Albergaria da Serra e daí ao Merujal.


Entre o GR28, GR15 e fora de trilho resolvemos a 1ª Etapa, num total de 21km e cerca de 6 horas de caminhar contínuo. Fácil não foi, mas também não esperávamos que o fosse.

Para a semana contamos continuar com a 2ª Etapa a partir de Tebilhão.



0 comentários: