Serra da Arada - De Regoufe a Drave

23/03/2014

GR28 por etapas (2ª etapa)


A semana passada não me encontrava nas melhores condições físicas pelo que apenas este fim-de-semana pude realizar, na companhia do Pina Jorge, Francisco e DJ a segunda etapa do GR28.

Iniciámos o percurso em Tebilhão, onde ficámos na primeira etapa, e seguimos a sinalética até Cabreiros acompanhando o "Trilho do Carteiro". Em Cabreiros seguimos por estrada até ao Candal, onde terminámos a parte relativa ao GR28.

No Candal o GR28 vai para Covelo de Paivô, o que em termos logísticos é bastante complicado devido ao facto de se passar para o outro lado da serra. Para gerir este aspecto com viaturas seria necessário dar uma longa volta de carro para colocação das mesmas em dois lados opostos da serra. Assim decidimos fazer esta etapa, na parte que diz respeito ao GR28, bastante curta, compensando na subida às eólicas das Chãs, seguindo a "Rota da Bétulas".
 
Nas eólicas abandonámos o percurso marcado e seguimos na direcção das Minas das Chãs, onde passámos junto às ruínas do complexo mineiro, e daí descemos a Cabreiros.

Em Cabreiros, pelo trilho que utilizamos na nossa versão do "Trilho do Carteiro", fora do percurso marcado, regressámos a Tebilhão.
 
Com um total de 13 km, com mais de 700m de desnível de subidas acumulado, demos por concluída mais esta etapa.

Para a semana contamos fazer a 4ª etapa, deixando a 3ª etapa para daqui a duas semanas, em versão autonomia total, para começar a habituar o corpo à mochila grande e carregada, a dois dias seguidos de actividade e ao desconforto de dormir numa tenda. 

0 comentários: