Serra de São Macário - Da Pena a Covas do Monte...

13/03/2010

Trilho das Levadas em Valongo do Vouga

Aproveitando o Sol que finalmente resolveu aparecer decidimos fazer um caminhada ligeira para recomeçar a habituar o corpo a estas andanças.
Depois de muito escolher, e do muito que vi pouco me interessar, acabei por escolher um percurso relativamente perto de casa e que parecia conter alguma beleza e interesse.
Assim partimos de Aveiro pelas 8h15 (Calé, Natália, Cardoso, Manuela e Vicente) e encontrámo-nos em Sernada do Vouga com o Amaral que trazia consigo a Ilda, a Carmo e a Sara e seguimos para Valongo do Vouga, local de início da caminhada, para realizar o "Trilho das Levadas". Partimos calmamente primeiro por estrada e em breve caminhámos por trilhos tipicamente campestres.
O percurso não oferecia grande dificuldade física, na minha opinião também sem grande interesse em especial, excepção feita à parte em que chegámos aos Moinhos do Ribeiro a partir donde fomos acompanhando a ribeira. Algumas pequenas quedas-de-água e a ribeira animaram um pouco o passeio, devido à beleza da zona. Algumas árvores tombadas sobre o caminho obrigaram-nos a exercício extra.
Depois voltámos a atravessar alguns campos e finalmente regressámos à estrada onde caminhámos até chegarmos aos carros.
Duas horas e meia foi o tempo que passeámos por este trilho suave.
No final e como sempre recuperámos, com juros, as poucas calorias gastas, ao devorarmos um conjunto de iguarias, que até me recuso a nomear.
Soube bem o Sol, soube bem ouvir a água a cantar e o verde daquela parte junto ao rio, mas precisamos de percursos mais "a sério".


0 comentários: