Serra da Arada - De Regoufe a Drave

18/07/2009

Escalada no Belinho (Esposende)


O regresso ao Belinho após uns anos da primeira vez que por lá escalámos já era desejado a algum tempo. Felizmente surgiu agora a oportunidade de lá voltar e em força tal a adesão que conseguimos entre o grupo de escaladores.
Assim e pela manhã Calé, Natália, Lúcia (em estreia absoluta), Francisco, Vicente, Marcelino e os dois filhotes (Pedro e Henrique), sairam em direcção ao Porto para por lá se juntarem ao resto do elementos do grupo, Pina Jorge, Borges e Rui, e daí seguirem até às vias do Belinho.
Chegados ao Belinho começámos por visitar a Senhora da Guia, local donde se consegue uma vista espectacular para o mar e se vislumbra, não muito longe, Viana do Castelo.
O dia esteve fantástico e a escalada foi decorrendo calma mas muito divertida.

Após a abertura das primeiras vias era chegado o grande momento do dia, a primeira escalada da vida da Lúcia.
E assim foi, equipada a rigor começou apreensiva a sua primeira via que acabou por conseguir fazer sem grande dificuldade. Depois aprendeu que descer pode ser um pouco mais complicado do que subir (contrariando o ditado que diz que para baixo todos os santos ajudam).
E após esta aventura outras vias se sguiram, cada vez mais segura de si.
Os restantes também se iam divertindo nas restantes vias de granito abrasivo, o qual acabou por deixar marcas em alguns dos escaladores.
Saciada a fome de rocha efectuamos a íngreme descida até aos carros e não muito longe dali acabámos, mais uma vez no tão tradicional como obrigatório convívio gastronómico.

2 comentários:

Boas vias para diversão e iniciação, boa paisagem e boa camaradagem. Boas razões para um dia bem passado a escalar no Belinho.
É sempre bom "lançar" alguém nesta aventura mágica da escalada e a Lúcia portou-se muito bem.
Quanto aos outros nada a dizer, continuam malucos como sempre.
Até à próxima.

Pois foi mesmo um dia bem passado, a fazer lembrar outros dias.
Confesso que fiquei um pouco estourado e sem alguma pele nas mãos mas feliz pelo reencontro.
Quanto à Lúcia só posso dar-lhe os parabéns pela forma como se comportou.
Venha a próxima......