Serra da Arada - De Regoufe a Drave

05/05/2018

Puebla de Sanabria - Laguna e Cascata de Sotillo


 

No passado Sábado, 27 de Abril, o grupo constituído pela Sãozita, Carla, Amaral, Zé Manel, DJ e eu, partimos para Sotillo, uma pequena povoação a Sul do Lago de Sanabria, onde começamos um trilho idealizado pelo DJ, com visita à Laguna de Sotillo, e depois às famosas “Cascadas”.
 
A previsão meteorológica não ajudava muito, pois indicava frio e possibilidade de trovoada, pelo que tivemos que ir preparados para todas as condições.

O início, bastante íngreme, ajudou a aquecer. O surgimento de uns tímidos raios de Sol deram-nos a esperança de que as previsões não se concretizassem.

Antes da chegada à lagoa já se conseguiam ver as cascatas do outro lado do vale. Mesmo à distância são imponentes.

À chegada à lagoa constatámos que todos os picos em redor se encontravam cobertos de neve, o que dá sempre origem a excelentes fotos. O local situa-se a cerca de 1600 metros de altitude o que perfaz cerca de 600 metros de desnível desde o início da actividade.

Seguimos para as cascatas onde, em comparação com o ano passado, continham muito mais água. A abundância de água que agora caía pela encosta formava duas quedas de água exuberantes que enchiam os olhos de quem observava tamanho espectáculo.
 
Passámos algum tempo no local, onde aproveitámos para comer qualquer coisa, antes de retomarmos o caminho de volta.

No regresso, que decorreu sem qualquer problema, tivemos de atravessar algumas linhas de água. No solo fomos encontrando marcas dos animais que abundam na zona, tais como, corsos, javalis e lobos.

Regressámos ao "Don Pepe", onde um banho retemperador e um bom descanso souberam muito bem. A Sãozita, o Amaral, o Zé e o Bruno regressaram a Portugal, e o grupo restante foi reforçado com a chegada do Joca para a actividade do dia seguinte.

Francisco Soares

0 comentários: