Serra da Arada - De Regoufe a Drave

03/11/2013

Pela Serra de Montemuro


Hoje fui mais o meu amigo Francisco até à encosta Sul da Serra de Montemuro. 

Como os percursos eram pequenos decidimos fazer dois dos percursos de Castro Daire. O primeiro tem início em Reriz e chama-se "PR5 - Trilho do Paiva". Deve o nome ao facto de acompanhar o Rio Paiva.

Durante os seus 6,5 km pouco tem de interessante. A passagem na ponte do brasileiro e o rio Paiva são provavelmente os pontos mais altos deste percurso. De resto pouco tem de interessante.
O segundo percurso que efectuámos foi o "PR1 - Trilho dos Moinhos". Começámos a caminhar em Eiriz e pelo caminho sempre reúne pontos de passagem bem mais interessantes que o percurso anterior. 

Os melhores momentos são a passagem pelo Poço Negro, pela Cascata da Tojosa e pelos Moinhos da Quinta. Apesar de ter também demasiada estrada os restantes trilhos são bem mais agradáveis e bonitos dos que os do percurso anterior.

Juntamente com o percurso da Minas de Moimenta, bem mais interessante que estes, a encosta Sul está vista. Supomos que mais para Norte e em pontos mais altos da serra descobriremos uma Serra de Montemuro bem mais interessante.



1 comentários:

Olá

A Serra da Estrela vai receber de 22 a 24 de Novembro de 2013, a primeira edição do Portugal Walking Festival SEIA 2013, numa iniciativa da ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela em parceria com a Rota das Aldeias de Montanha.

Trata-se do arranque de um evento que se pretende venha a ser mais uma referência para os Passeios Pedestres em Portugal, levando os caminheiros portugueses e estrangeiros a conhecer um território de excelência para a prática da paixão de caminhar ao longo de todo o ano. Pretende-se mostrar que a Serra da Estrela não é só neve e gelo e que, durante a maior parte do ano, oferece cenários e possibilidades de disfrute desconhecidas de muitos visitantes que habitualmente a frequentam de inverno.

Este primeiro evento tem uma duração relativamente curta de um fim de semana, devido ao seu carácter super promocional.
Desta forma, conta com preços de participação muito acessíveis, com descontos significativos nos alojamentos aderentes e com enorme entusiasmo de todos.

Vimos convidar a divulgaram esta iniciativa e, caso queiram, a organizaram um grupo de participantes.

É muito simples saber mais informações através do site oficial do evento em:
http://www.portugalwalkingfestival.com/seia

Pode também aceder e fazer gosto no Facebook em
https://www.facebook.com/portugalwalkingfestival

Venha caminhar na Serra da Estrela – A Montanha que Brilha.
A organização técnica do evento é da responsabilidade da SAL Sistemas de Ar Livre, empresa de animação turística certificada pelo Turismo de Portugal.

Cumprimentos
José Pedro Calheiros
seia@portugalwalkingfestival.com