Pedalando pelo GR28

A serra a arder perto do Merujal, 07 de Agosto de 2010.

Serra do Gerês

Caminhando entre Garranos, de 07 a 08 de Maio de 2005.

Serra de São Macário

Escalada na Pena, 15 de Setembro de 2013.

Serra da Estrela

I Travessia em autonomia total - Guarda - Loriga, de 12 a 16 de Abril de 2004.

Linha do Dão - Ponte de Nagoselas

Travessia BTT pelas Linhas do Dão e Vouga, de 09 a 11 de Abril de 2009.

Caminhos de Santiago

Travessia do Rio Lires no Caminho de Finisterra, de 29 a 31 de Julho de 2010.

Serra de Montemuro

Nas Minas de Moimenta, 29 de Janeiro de 2011.

Linha do Corgo - Ponte do Tanha

Travessia da Linha do Corgo, de 06 a 10 de Outubro de 2013.

Serra do Caramulo

Nas neves do Caramulo com vista para a Serra da Estrela, 04 de Dezembro de 2010.

Aldeias Históricas

De BTT em autonomia total pelo GR22, de 28 de Abril a 01 de Maio de 2006.

Serra da Freita - Caminhos do sol Nascente...

28/09/2007

Pela praia da Barra até à Praia da Vagueira



















Aproveitei este meu dia de aniversário para juntamente com o meu pai e um amigo caminharmos pelo areal e junto ao mar, entre a Praia da Barra e a Vagueira.
O dia esteve óptimo e a caminhada decorreu calma, aproveitando nós para respirar o ar do mar. É um percurso bonito e relativamente curto apesar de dar quase duas horas de caminhada.
Na Vagueira deliciámo-nos com umas lulas e umas sardinhas assadas, obviamente bem regadas.

23/09/2007

Travessia Alto Coura em BTT


Já que estávamos na zona não podiamos de tentar fazer este percurso.
Depois de uma partida atribulada por trilhos não marcados, degradados e com sinais visíveis de incêndio recente lá encontrámos as famosas marcas que indicam o percurso certo.
Depois de mais de 25 Km's percorridos verificámos que ainda nos faltava percorrer muito mais Km's do que aqueles que já tinhamos feito contrariando a indicação que os folhetos nos davam.
Como ainda tinhamos que ir para Vila Nova de Cerveira ter com as caras metades e para comer um bom costeletão (e o dever acima de tudo) arranjámos uns trilhos de acesso mais rápido às viaturas e deixámos para uma segunda parte o resto da Travessia.
A paisagem é bonita, os trilhos regra geral muito bons e a registar a quantidade de gado que se encontra pelo caminho. Vale a pena lá ir.

22/09/2007

Passeio Pedestre ao Corno do Bico - Paredes de Coura




















Ainda como guias da AAPB fomos até a Paredes de Coura percorrer alguns dos trilhos daquela bonita zona. A subida ao miradouro do Corno do Bico foi um dos pontos interessantes do percurso.

Desta vez fomos apenas auxiliar o Pedro Borges que soube escolher alternativas bem mais interessantes do que as que o percurso marcado oferece.

Pelo caminho as inúmeras, grandes e doces amoras foram o "petisco" dos mais gulosos que até aproveitaram para depois em casa fazer uns docitos para a engorda.

O dia esteve muito agradável e o passeio correu muito bem.

16/09/2007

Passeio de BTT na Serra de Sicó


Oficialmente "inauguro" este BLOG com um passeio em BTT que eu e os meus amigos Vicente e Cardoso efectuámos na Serra de Sicó.
Mais uma vez, bem cedo lá partimos em busca de mais umas emoções, numa serra e zona que conheço da escalada (Redinha) e de caminhadas (Vale do Poio).
O local que decidi como ponto de partida foi a aldeia de Casmilo (local também conhecido pelas famosas Buracas do Casmilo, local de Escalada). Daí iniciámos uma ofegante subida (ainda a frio) à Srª do Circo (ou do Círculo???) local donde se avista grande parte da Serra em redor. A partir daí fomos pedalando e alterando o percurso que estava inicialmente previsto no sentido de retirar o máximo de alcatrão possível e procurar trilhos bem mais interessantes.
A navegação como sempre foi feita por leitura de carta militar e claro que pelo menos duas vezes demos por nós ao "lado" do local pretendido.
Durante o passeio salientam-se alguns pontos mais interessantes como o início do Canhão do Rio de Mouros (infelizmente seco nesta altura mas que deve ter uma beleza ainda maior quando por lá corre água), o Moinho do Outeiro uma construção em madeira de grande beleza e caracterizada por ser móvel (rotativo), e a descida do moinho até à povoação do Furadouro com momentos em que o trilho descendente decorria entre muros de pedra que deram grande beleza e intensidade ao momento.
Pela beleza própria desta Serra, com a quantidade de pedra, as dolinas (reservatórios naturais de água) e outros fenómenos geológicos que a caracterizam valeu a pena fazer este percurso, curto em Km's, mas para nós amadores duro e técnico quanto baste.