Sanabria - Peña Trevinca...

27/04/2017

Linhas Ferroviárias Extintas - Linha do Dão




A Linha do Dão é uma ferrovia histórica de via estreita (1000 mm) localizada no centro de Portugal.

Situada geograficamente no Distrito de Viseu, atravessava os concelhos de Santa Comba Dão, Tondela e Viseu, numa extensão total de 49,3 Km.

Património

Estações: Santa Comba Dão, Treixedo, Tonda, Tondela, Sabugosa, Parada de Gonta, Farminhão, Torredeita, Figueiró e Viseu.

Apeadeiros: Nagozela, Porto da Lage, Naia, Casal do Rei, Várzea, Mosteirinho, Travassós de Orgens, Tondelinha e Vildemoinhos.

Obras de Arte: Ponte de Treixedo, ponte de Nagozela, ponte de Tinhela ou da Dinha, ponte de Mosteirinho, túnel de Santa Catarina ou da Parada e o túnel de Figueiró. 

Factos Relevantes

O serviço de mercadorias foi suspenso em 1972 e em 1988 foi a vez do serviço ferroviário de passageiros terminar.

A infra-estrutura viária (carris, travessas e balastro) foi quase totalmente retirada até 1999. 

A Ecopista do Dão

Em 2011 foi inaugurada uma ecopista em todo o antigo traçado da Linha do Dão, ligando Viseu a Santa Comba Dão.

São quase 50 kms de um projecto que atravessa os concelhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, sendo uma das maiores ecopistas do país.

A Ecopista do Dão, para além de aproveitar integralmente a plataforma do antigo ramal ferroviário, inclui a requalificação e revalorização ambiental de pontes, algumas estações e envolventes.

A título de exemplo, é a recuperação da antiga Estação de Figueiró, em Viseu, transformada em sede de Junta da Freguesia de São Cipriano.

0 comentários: