Sanabria - Peña Trevinca...

30/03/2017

Aldeias Históricas - Sortelha (Novo Formato)...


Sortelha, o Anel de Prata, está localizada no concelho do Sabugal, entre Belmonte e a sede concelhia.

Situa-se numa zona raiana, a cerca de 45 quilómetros da Espanha, onde foi erguida num esporão granítico dominante, entre o cabeço de São Cornélio e a serra da Opa, a uma altitude de máxima de 786 metros. Toda a malha urbana de Sortelha foi construída de forma a adaptar-se à paisagem e à irregularidade do terreno.

A singular localização de Sortelha, resultante de uma apurada estratégica na sua selecção, permite-lhe o domínio de todo o espaço que a envolve e, deste modo, a observação e a prevenção das invasões inimigas.

O topónimo da povoação está envolto em controvérsia. Segundo alguns autores, a denominação deriva, eventualmente, de um anel, "Sortija" ou "Sortela", utilizado num jogo medieval, no qual os cavaleiros tentavam enfiar a sua lança. Por outro lado, este significado poderá estar relacionado com o formato circular/ovalado do aglomerado urbano.

Também o facto dos terrenos de Sortelha não serem muito férteis poderá ter originado a denominação de "Sorticula", que significa "sorte pequena".

Sortelha tem como particularidade o fraco número de construções, poucos edifícios monumentais e o facto da planta das muralhas do Castelo terem formato ovalado.

O espaço intramuros de Sortelha organiza-se em torno de um eixo principal, salientando-se dois espaços fundamentais: o Largo do Corro e o Largo do Pelourinho.

As habitações do interior das muralhas são tipicamente beirãs, havendo uma distinção funcional entre os dois pisos que as compõem e um balcão ou escada com patamar. O alpendre é raro.

Sortelha foi sede de concelho até 4 de Outubro de 1885.


0 comentários: