Serra do Alvão - Fisgas do Ermelo...

20/03/2017

Aldeias Históricas - Piódão (Novo Formato)...

Piódão, a aldeia das casas de pedra sobrepostas umas nas outras e dispostas socalco a socalco ao sabor do monte, oferece, a quem a visita, a impressão de ter encontrado uma aldeia imaginária onde só é possível encontrar nos contos de fadas.

Situada numa encosta da Serra do Açor, as habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintada de azul. O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas, fez com que recebesse a denominação de "Aldeia Presépio".

Piódão é a freguesia portuguesa mais longínqua do concelho de Arganil, distrito de Coimbra, distando 23 quilómetros da sede do concelho.

Situa-se num vale profundo no sopé da Serra do Açor, uma ramificação da Serra da Estrela, cujo ponto mais alto – Picoto do Piódão – atinge os 1400 metros.

Esta aldeia tem 36,36 Km² de área e 178 habitantes (2011) e inclui as seguintes aldeias e quintas: Piódão, Malhada Chã, Chãs d'Égua, Tojo, Fórnea, Foz d`Égua, Barreiros, Covita, Torno, Casal Cimeiro e Casal Fundeiro.

A desertificação das zonas do interior afecta praticamente todas as povoações desta freguesia. As populações mais jovens emigraram ou deslocaram-se para as zonas litorais à procura de melhores condições de vida. Regressam às suas origens, sobretudo, durante as épocas festivas e no Verão, como forma de reviver o passado e de se reencontrarem com os seus congéneres.

Classificada como Imóvel de Interesse Público, é considerada uma das aldeias mais bonitas do país e uma das doze Aldeias Históricas de Portugal.

Recebeu nos anos 80 do século XX, o Galo de Prata, condecoração atribuída à "Aldeia Mais Típica de Portugal".

0 comentários: