Serra do Alvão - Fisgas do Ermelo...

16/03/2017

Aldeias Históricas - Monsanto (Novo Formato)...


Construída em pedra granítica, Monsanto avista-se na encosta de uma grande elevação escarpada, designada por "Cabeço de Monsanto" (Mons Sanctus). Situada a nordeste de Idanha-a-Nova, irrompe repentinamente do vale, com as suas casas de granito e xisto aninhadas no meio de gigantescos penedos, atributos estes de rara beleza.

A sua localização, no cimo de uma elevação de um abrupto cabeço com 758 metros de altitude, foi, desde o tempo dos Lusitanos, um refúgio por excelência. Importante praça militar, os feitos históricos ligados ao castelo e à defesa da região são inúmeros.

Monsanto dista cerca de 25 quilómetros de Idanha-a-Nova, sede do concelho, possui 131,76 km² de área e 829 habitantes (2011). O acesso a esta localidade faz-se pela Estrada Nacional 239 e pela Estrada Municipal 567.

À freguesia de Monsanto pertencem os lugares de Adinjeiro, Carroqueiro, Lagar Maria Martins, Lagar d'Água, Lagar de Junho, Torre, Relva, Devesa, Carriçal, Afonso Enes, Carro Quebrado, Sidral, Monsantela, Valado, Barreiro, Eugénia, Fonte Carvalho, Amial e Pomar.

Nas últimas décadas, Monsanto ficou popularmente conhecida como "a aldeia mais portuguesa de Portugal", exibindo o Galo de Prata, troféu da autoria de Abel Pereira da Silva, cuja réplica permanece até hoje no cimo da Torre de Lucano ou do Relógio, como também é conhecida.

Actualmente, pelo rigor da conservação e exotismo dos seus recantos, merece a designação de "Aldeia Histórica de Portugal".

Com as páginas de Monsanto publicam-se também as Fichas Técnicas dos percursos "BTT de Monsanto às Termas de Monfortinho" e "Escalada em Penha Garcia". 



0 comentários: