Sanabria - Peña Trevinca...

06/03/2017

Aldeias Históricas - Linhares da Beira (Novo Formato)...


Contando com uma área geográfica de, aproximadamente, 4 hectares e perto de 200 fogos, com 15,47 km² de área e 259 habitantes (2011), Linhares da Beira é uma freguesia portuguesa do concelho de Celorico da Beira, na Beira Alta, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, encontrando-se a uma distância de 5 quilómetros da Estrada Nacional 17.

Esta aldeia foi erguida num majestoso penedo situado na meia-encosta da vertente nordeste da Serra da Estrela, à altitude de 180 metros. A sua localização permitia-lhe uma posição defensiva privilegiada durante as lutas travadas por Portugal durante a sua longa existência.

A paisagem montanhosa é a típica da Beira Alta, multifacetada, com solos férteis e água em abundância.

Do ponto mais alto de Linhares da Beira domina-se o vale do Rio Mondego.

Nas encostas podem observar-se alguns bosques de carvalhos, de castanheiros e de pinheiros, prados e planícies cerealíferas, bordeados de giestal.

Numerosos penedos graníticos dispersam-se nesta paisagem sobressaindo aquele em que assenta o castelo de cantaria, onde a passagem dos séculos deixou a sua marca.

Considerada como a "Capital do Parapente" desde 1993, esta aldeia histórica conta com uma escola onde ensina a prática desta modalidade desportiva e radical, abrilhantando os seus céus e trazendo às suas paragens novos visitantes, proporcionando-lhes momentos extraordinários de aventura e adrenalina.


Com as páginas de Linhares da Beira publica-se também a Ficha Técnica dos percursos "BTT pelos Percursos das Calçadas e dos Viveiros".



0 comentários: