Serra do Alvão - Fisgas do Ermelo...

25/02/2017

Aldeias Históricas - Idanha-a-Velha (Novo Formato)...


Idanha-a-Velha é uma pequena aldeia de ambiente pitoresco, pelo notável conjunto de ruínas que conserva. Ocupa um lugar de realce no contexto das estações arqueológicas do País. Ao falarmos desta Aldeia Histórica, estão registadas as mudanças lentas e rápidas que transformam as civilizações.

Falamos de uma verdadeira “Aldeia Museu”, onde a história é contada com as descobertas ocorridas nos trabalhos de prospecção arqueológica, em que as suas lendas e narrativas estão em constante mão dada com a história.

Intencionalmente e ao longo dos séculos têm-se reorganizado todo o espaço urbano, revitalizando-o no domínio social, económico, político e cultural. Porém, no seu percurso histórico a desertificação estava traçada.

Idanha-a-Velha é uma freguesia portuguesa do concelho de Idanha-a-Nova, situada a 15 quilómetros desta, junto ao rio Ponsul, a 12 km da aldeia de Monsanto e a 31 km das Termas de Monfortinho (localidade termal que faz fronteira com Espanha), com 20,98 km² de área e 63 habitantes(2011).

Designada Monumento Nacional, impressiona pela força terrena da arquitectura antiga, medieval e até mesmo anterior. Basta referir que a entrada nas ruas empedradas e velhas da aldeia se faz atravessando uma Ponte Romana.

Hoje esta aldeia surge renovada. O seu património histórico encontra-se em bom estado de conservação e faz justiça à designação de "Aldeia Histórica de Portugal", atribuída em 1991.

Com as páginas de Idanha-a-Velha publica-se também a Ficha Técnica do percurso "BTT/Pedestrianismo na Rota da Egitânea".



0 comentários: