Linha do Corgo...

21/02/2017

Aldeias Históricas - Castelo Rodrigo (Novo Formato)...


A vila de Castelo Rodrigo está situada no cimo de uma colina com uma altitude de 820 metros pertencente à Meseta Hispânica, tendo a seus pés, a norte: Figueira; a sul: as terras de Vilar Torpim; a nascente: Nave Redonda; e a poente, as freguesias de Colmeal e Freixeda do Torrão, encontrando-se ladeada pela serra da Vieira e pela serra da Marofa.

É uma freguesia portuguesa do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, no Distrito da Guarda, com 27,52 km² de área e 517 habitantes (Censos 2011).

Castelo Rodrigo exprime nas suas características naturais sinais evidentes do contexto geográfico onde se encontra inserido, mas revela, por outro lado, aspectos singulares que merecem ser destacados: no domínio do seu enquadramento geográfico, na sua rede hidrográfica, na sua constituição orográfica, no seu clima, na fauna e na flora.

Os campos de cereais e as árvores de fruto conferem à paisagem rural uma beleza dificilmente igualável, enobrecida pela imponente arquitectura religiosa, pelo seu Castelo altaneiro e a pela sua riqueza histórica, fruto da grande valentia das gentes de Castelo Rodrigo e da sua resistência perante as forças invasoras através dos tempos.

Eleita em 1994 "Aldeia Histórica de Portugal", a vila de Castelo Rodrigo é conhecida e reconhecida pelo seu rico património monumental, pela beleza das suas paisagens, pelo sabor da sua gastronomia e dos seus vinhos, e pela hospitalidade do seu povo.

Com as páginas de Castelo Rodrigo publica-se também a Ficha Técnica do percurso "BTT pelo Património da Humanidade".



0 comentários: