Serra de São Macário - Da Pena a Covas do Monte...

05/02/2017

Aldeias Históricas - Belmonte (Novo Formato)...


Belmonte é uma vila histórica, com paisagens e recantos de rara beleza, associados ao património monumental e cultural e a um bucolismo relaxante.

O concelho de Belmonte, cuja área total é de 133,24 quilómetros, situa-se na província da Beira Baixa, no extremo norte do distrito de Castelo Branco.

Está integrado na Região de Turismo da Serra da Estrela e pertence à Comarca da Covilhã e ao Bispado da Guarda.

Trata-se de um concelho constituído por cinco freguesias: Belmonte, Caria, Colmeal da Torre, Inguias e Maçaínhas, e pelas localidades de Gaia, Carvalhal Formoso, Malpique, Monte do Bispo, Olas, Trigais, Belmonte Gare, Quinta Cimeira e Quinta do Meio.

O rio Zêzere, as ribeiras de Caria e a das Inguias banham as terras do concelho facilitando a agricultura e a pastorícia.

Na agricultura destacam-se a produção de fruta, cereais, azeite e vinho, na pastorícia, observa-se, sobretudo, a criação de gado ovino e caprino, importante para a produção de queijo, leite, peles e lã.

A indústria de confecções tem um peso dominante sobre a economia do concelho, concomitantemente com outras pequenas indústrias como sejam: a metalurgia, a construção civil e a alimentar.

O comércio, sobretudo tradicional, é também uma actividade económica visível no concelho.

Quanto à religião, encontra-se integrada na Diocese da Guarda, tendo uma comunidade Judaica que possui Sinagoga e cemitério próprio.



0 comentários: