Serra de São Macário - Da Pena a Covas do Monte...

31/01/2017

Aldeias Históricas - Almeida (Novo Formato)


Iniciamos hoje a publicação das páginas em novo formato relacionadas com o tema "Aldeias Históricas de Portugal".

Almeida é a nossa primeira página a publicar e conta agora com o apoio do blog "A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea" que nos cede algumas fotografias aéreas desta e das restantes Aldeias Históricas. Agradecemos ao seu editor.

ALMEIDA:

Privilegiada estrela de fronteira que transcende divisões territoriais, Almeida é uma das mais belas cidades abaluartadas de toda a Península Ibérica.

Dominada por fortalezas, planaltos e vastas paisagens, é uma vila portuguesa pertencente ao distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte. Este município é limitado a Norte pelo município de Figueira de Castelo Rodrigo, a Leste pela Espanha, a Sul pelo Sabugal e a Oeste pela Guarda e por Pinhel.

Sobre a vertente do rio Côa, que corre de sul para norte (de Sabugal a Foz Côa), desaguando no rio Douro, é sede de um município com 520,55 km² de área, conta com uma população de 7228 habitantes (2011), estando subdividido em 29 freguesias e encontra-se aproximadamente a 760 metros de altitude.

Com a Reforma de Mouzinho da Silveira, de 24 de Outubro de 1855, são extintos os Concelhos de Castelo Mendo e Castelo Bom, os quais passaram a fazer parte integrante do Concelho de Almeida.

Através do Decreto de 7 Dezembro de 1870 recebeu 12 freguesias do concelho do Sabugal e a 1 de Março de 1883 recebeu mais duas. A 12 de Julho de 1895 são retiradas mais quatros freguesias ao concelho de Sabugal. Mas o concelho de Almeida também perdeu as localidades de Cinco Vilas e Reigada, pertencendo actualmente ao concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

0 comentários: