Linha do Vouga...

01/12/2016

Serras de Portugal - A Serra do Buçaco (em novo formato)...


Serra do Buçaco ou Serra do Bussaco, ambas grafias adoptadas, em tempos também chamada Serra de Alcoba, é uma elevação de Portugal Continental, situada no concelho da Mealhada, a Norte do distrito de Coimbra.

Orienta-se de Noroeste para Sueste, desde a vila do Luso até à famosa Livraria do Mondego, em Penacova. Tem uma extensão de 10 quilómetros, atingindo os 549 metros de altitude máxima na zona do marco geodésico situado no seu planalto e não no miradouro da Cruz Alta, como erradamente é referenciado.

A Serra do Buçaco compreende os concelhos da Mealhada, Mortágua e Penacova. Na sua extensão encontra-se a Mata Nacional da Serra do Buçaco, na Mealhada, o conjunto de moinhos de vento da Portela de Oliveira, o Santuário de Nossa Senhora do Mont'Alto e parte da Livraria do Mondego, os três em Penacova.

É nesta serra que são captadas as águas do Luso e as águas das Caldas de Penacova, devido à abundância de água traduzida em pequenos lagos, cascatas e numerosas fontes.

Coberta por uma magnífica floresta com espécies indígenas e exóticas, esta serra é considerada como uma das mais belas da Europa.

No centro da Floresta encontra-se o prestigiado Hotel Palace do Buçaco, em estilo Manuelino e, contíguo a esta unidade hoteleira, o velho Mosteiro dos Carmelitas ou Convento de Santa Cruz do Buçaco, fundado em 1628, do qual restam a capela, o claustro e algumas celas.

Publicamos assim a informação sobre esta serra, o seu riquíssimo património natural, histórico e religioso, bem como, os percursos por nós lá realizados.

0 comentários: