Sanabria - Peña Trevinca...

14/08/2016

Serras de Portugal - A Serra da Estrela (em novo formato)...


A Serra da Estrela é uma cadeia montanhosa de Portugal Continental onde se encontram as maiores altitudes, constituindo a sua segunda mais alta montanha, cuja cota máxima de altitude é atingida aos 1.993 metros junto à Torre, apenas superada pela Montanha do Pico, nos Açores, com 2.351 metros.

Pertence à mais vasta cordilheira denominada Sistema Central, no subsistema designado por Sistema Montanhoso Montejunto-Estrela, que se desenvolve no sentido Sudoeste-Nordeste desde a Serra de Montejunto, e tem, como cume-pai, o Pico Almançor.

Integrada no Parque Natural da Serra da Estrela desde a sua instituição, em 16 de Julho de 1976, representa a maior área protegida em solo português.

A Serra da Estrela insere-se em seis municípios: Covilhã, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e Guarda.

Os principais pontos de interesse desta serra encontram-se no cume principal, os quais são abrangidos pelos quatro primeiros concelhos supracitados. Situa-se maioritariamente no distrito da Guarda, com cerca de 85% de área, situando-se os restantes 15% no distrito de Castelo Branco.

Povoada desde a Idade Média, encontram-se numerosos vestígios da sua ocupação: os romanos construíram uma via de ligação entre Mérida e Braga, os árabes deixaram sistemas de rega e a cultura das árvores de fruto e os visigodos a organização do espaço rural através do "Código Visigótico".

Actualmente, a economia na Serra da Estrela centra-se no turismo, na agricultura, na pastorícia e no fabrico do famoso queijo da Serra.


A neve, a fauna e flora extraordinárias, a orografia de proporções colossais onde abundam vales em forma de "U", covões e lagoas de origem glaciária, bem como a sua riqueza humana, cultural, histórica e a vasta gastronomia da região, são excelentes polos de atracção turística desta serrania.

Publicamos agora, no novo formato, as páginas desta serra emblemática e de características muito próprias, bem como as Fichas Técnicas de actividades por nós lá realizadas.

0 comentários: